Um intenso incêndio florestal no Colorado destruiu 360 casas, tornando-se o mais devastador já visto no estado do oeste americano, enquanto 38.000 pessoas foram evacuadas, segundo a imprensa local nesta quinta-feira.
O incêndio na Floresta Negra - o pior de vários que devastam o estado - provocou a evacuação de 13 mil lares em cerca de 38.040 hectares de terra, segundo o xerife do condado de El Paso, Terry Maketa.
Altas temperaturas, condições de seca e fortes ventos têm alimentado as chamas. "O vento é nossa ameaça número um. Tem sido um fator decisivo", redigiu Maketa em uma mensagem postada no microblog Twitter sobre o incêndio, que começou na terça-feira perto de Colorado Springs.
Autoridades federais estão ajudando bombeiros estaduais e locais com recursos que incluem duas aeronaves C-130, anunciou o Departamento de Defesa.
O incêndio é mais destrutivo do que o de Waldo Canyon, no ano passado, a oeste de Colorado Springs, que destruiu 347 casas. Não foram registrados feridos e uma pessoa que estava desaparecida na quarta-feira foi encontrada esta quinta.
Entre outros grandes incêndios no estado, o de Royal Gorge, no sudoeste de Colorado Springs consumiu mais de 1.279 hectares e tinha sido contido em 20% nesta quinta-feira, segundo o site Inciweb.