Veja também
Primeiro-ministro palestino apresenta sua demissão Decisão acontece em menos de três semanas após a sua nomeação: presidente não indicou se aceitará saída de Hamdallah O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, aceitou a renúncia de seu primeiro-ministro Hamdala Rami, indicou neste domingo (23) uma autoridade palestina.
"O presidente Abbas aceitou a renúncia de Hamdala depois de sua recusa em trabalhar com dois vice-primeiros-ministros", explicou o alto funcionário.
"Ele pediu para que Hamdala permaneça no cargo para tratar dos assuntos correntes até a escolha de um outro primeiro-ministro para formar um novo governo", acrescentou.
A crise política palestina teve início na quinta-feira, quando Hamdala renunciou após a decisão de Abbas de nomear dois vice-ministros sob a sua autoridade direta.
Após uma reunião com Abbas na sexta-feira, Hamdala voltou atrás e retirou sua demissão, mas depois de mais uma reunião neste domingo, o presidente decidiu aceitá-la.
Hamdala exigia "responsabilidades claras e definidas para ele como primeiro-ministro e para seus vice-primeiro-ministros conforme a lei para prevenir conflitos de poderes que se
sobrepõem".
"O presidente Abbas rejeitou as condições do primeiro-ministro", indicou a autoridade.
Este episódio revela a profundidade da crise na Autoridade Palestina, segundo políticos e observadores.