O presidente russo, Vladimir Putin, concedeu nesta quarta-feira o título honorário de "Herói do Trabalho" a cinco cidadãos russos, pela primeira vez desde a época soviética.
A cerimônia solene organizada em homenagem aos cinco laureados, como parte das celebrações do Dia do Trabalho, foi realizada no Palácio de Konstantinov, em São Petersburgo, de acordo com imagens divulgadas pela televisão russa.
"Cada um de vocês representa a riqueza de nosso país", declarou Putin aos premiados.
O ressurgimento desta condecoração, que o presidente russo decidiu recuperar no final de março, "é um passo para o renascimento e para a manutenção das tradições de nosso país, assim como dos fortes laços que existem entre as diferentes eras e gerações", disse.
"Só poderemos avançar se nos apoiarmos em nossa herança cultural e espiritual, nos valores que nos unem, na assiduidade de nosso povo", declarou Putin.
Entre as cinco pessoas condecoradas está o diretor de orquestra e do teatro Mariinski de São Petersburgo, Valeri Guerguiev, e um mineiro da região de Kemerovo (Sibéria Ocidental), Vladimir Melnik, recompensado por seu nível de produtividade recorde.
Criado em 1921, o título honorário de "Herói do Trabalho", destinado principalmente aos melhores operário, peças-chave da economia socialista, desapareceu com a queda da União Soviética em 1991.