Do início do ano até esta segunda-feira (20) foram registrados 9,12 mil casos de dengue em Santos, litoral paulista. Cinco pessoas morreram, sendo que quatro delas eram idosas. A Secretaria Municipal de Saúde diz que o grande número de casos está ligado ao contágio pelo vírus tipo 4, uma variedade para a qual a maior parte da população não tem imunidade. Em 2010, quando Santos viveu a última epidemia de dengue, foram registrados 8,27 mil casos, com 24 mortes.
A secretaria destaca que todos os mortos tinham doenças preexistentes. “Por isso, é fundamental que os pacientes informem, no ato do atendimento, doenças prévias e o uso de medicamentos. Isso vai definir a classificação de risco e o protocolo de atendimento”, ressalta o órgão. Em São Vicente, também no litoral paulista, o balanço divulgado hoje registra 2,24 mil casos e duas mortes. Em todo o estado de São Paulo foram confirmadas 13 mortes pela doença desde o começo do ano até o dia 17 de abril.
S.José do Rio Preto
A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto (SP) confirmou nesta segunda-feira a sétima morte por dengue na cidade desde o início de 2013. O município vive uma epidemia da doença e já registrou dez mil casos desde janeiro. A morte mais recente vitimou uma mulher de 20 anos, residente na cidade. Os primeiros sintomas apareceram no dia 10. A paciente foi internada quatro dias depois no Hospital Austa, mas apresentou piora do quadro e morreu no dia 15. Com a confirmação da causa da morte, o caso foi classificado pela Vigilância Epidemiológica como decorrente de "dengue com complicação".