O ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif declarou, na noite deste sábado (11), a vitória de seu partido de oposição de centro-direita, a Liga Muçulmana do Paquistão-N (PML-N) nas eleições gerais.
"Devemos agradecer a Alá que deu ao PML-N outra chance para servir vocês e o Paquistão," disse ele em um discurso a seus partidários em Lahore.
A multidão gritava "primeiro-ministro Nawaz Sharif" e "leão", o apelido de Sharif, enquanto dançavam e agitavam bandeiras e tigres de brinquedo, o símbolo do partido.
A vitória do PML-N dará a Sharif um terceiro mandato histórico como primeiro-ministro.
"Qualquer promessa que tenhamos feito a nossa juventude, eu garanto que vamos cumpri-las. Os resultados ainda estão sendo divulgados, mas há uma confirmação de que o PML-N será o partido majoritário", disse Sharif.
De acordo com resultados parciais, parece que nenhum partido vencerá sozinho a maioria de 172 cadeiras na assembleia nacional, aumentando a perspectiva de prolongadas conversas para a formação de um governo de coalizão.
"Eu peço a todos os partidos para se sentarem comigo e resolverem os problemas do país", disse Sharif.
"Estou fazendo isso apenas por causa de vocês. Se fosse apenas por mim, não falaria com eles, mas é por vocês e pela sobrevivência de nossas futuras gerações", acrescentou.
Sharif foi primeiro-ministro de 1990-93, quando teve que renunciar por corrupção, e de 1997-99, quando foi deposto pelos militares, apesar de sua família dizer que ele é um homem mudado que vai governar de forma mais bem sucedida desta vez.