POR MÊS

Sorocaba desperdiça 35% de sua água tratada

Entre os motivos, ligações clandestinas, inadimplência, vazamentos nas redes de distribuição e fraudes em hidrômetros

Eloy de Oliveira
faleconosco@rac.com.br
07/07/2013 às 17:19.
Atualizado em 27/04/2022 às 15:14

A direção do SAAE de Sorocaba revelou, neste domingo (7), que registra perda de 35% da sua produção mensal de água tratada. O número corresponde a 1,9 bilhão dos 5,5 bilhões de litros produzidos a cada mês.

As perdas ocorrem por causa de ligações clandestinas, inadimplência, vazamentos nas redes de distribuição e principalmente fraudes em hidrômetros para garantir a marcação de consumo menor ou a não marcação.

De acordo com a autarquia, as fraudes vão desde quebras propositais do medidor, inverter a posição até a perfuração de cúpulas do equipamento para a introdução de palitos ou agulhas para travar os números.

A perda equivale a 63,3 milhões de litros de água por dia na cidade ou a 25 piscinas olímpicas com 50 metros de comprimento, 25 metros de largura e mais ou menos dois metros de profundidade sem retorno financeiro.

O maior esforço do SAAE é para detectar fraudes, mais especificamente as ligações clandestinas e intervenções indevidas nos hidrômetros. Para esse trabalho, são utilizados quatro meios diferentes continuamente.

No primeiro, os leituristas verificam mensalmente cada ligação de água e podem indicar uma suspeita de irregularidade constatada. O segundo é pela equipe do SAAE que faz intervenções e identifica irregularidades.

Além disso, são recebidas denúncias por meio do telefone 181 e pelas equipes de fiscalização, que contam com profissionais treinados para identificar irregularidades. Todas as suspeitas são investigadas.

Quanto à inadimplência, o SAAE tem um setor específico que convoca os inadimplentes para tentar renegociar a dívida. Em relação às perdas por vazamentos no sistema de distribuição, também há ação imediata das equipes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por