DUPLICAÇÃO

Tamoios não estará pronta antes das festas de final de ano

A obra vai atrasar 30 dias para ser entregue completa, com previsão de entrega apenas em 15 de janeiro

Jussi Ramos/Especial para o Correio
correiopontocom@rac.com.br
12/12/2013 às 15:32.
Atualizado em 27/04/2022 às 17:53

A duplicação do trecho de planalto da Rodovia dos Tamoios não será mais entregue na próxima segunda-feira (16) conforme anunciado anteriormente pelo Governo do Estado. A obra vai atrasar 30 dias para ser entregue completa, com previsão de entrega apenas em 15 de janeiro 2014. Segundo a Secretaria de Estado de Transportes, o atraso se deve as intensas chuvas que ocorreram na região e uma pane em duas máquinas (guindaste e treliça) que afetaram um trecho de 1,5 quilômetro entre os km 26 e 28 da Tamoios, em Paraibuna, conhecido como Serrinha. Os problemas ocorreram entre o final de novembro e início de dezembro. Com o novo cronograma, os trabalhos na Nova Tamoios serão interrompidos em 19 de dezembro, para não afetar o movimento na estrada no final de ano. A previsão é que a Tamoios receba cerca de 30 mil veículos por dia entre o Natal e o Ano Novo, o dobro do tráfego normal. As obras serão retomadas em 6 de janeiro. Como funcionará Entre os km 26 e 28, a partir de 19 de dezembro, os motoristas usarão a pista nova da Tamoios para descer no sentido Litoral Norte e a pista velha, para seguir no sentido de São José dos Campos. O presidente da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A), Laurence Casagrande Lourenço, disse que o atraso da obra foi uma opção tomada para evitar transtornos para os usuários no período de festas. “A engenharia pediu dois dias para concluir a pista nova na serrinha, mas teríamos que interromper o tráfego completamente. Por cautela, decidimos suspender as obras e retomar em janeiro, quando o movimento voltar ao normal”, afirmou. Os serviços da duplicação ficarão R$ 115 milhões acima do valor licitado, de R$ 557 milhões A duplicação do trecho de planalto da Rodovia dos Tamoios, que tem 49 quilômetros, custará R$ 672,4 milhões. O custo extra de R$ 115 milhões, segundo a Secretaria de Estado dos Transportes, foi necessário para pagar “obras extras” pedidas. As obras começaram em maio de 2012.

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