EM 2013

Trip é a líder de atrasos e cancelamentos de voos

Entre as justificativas, empresa ressalta questões meteorológicas e tráfego congestionado

Agência Estado
correiopontocom@rac.com.br
15/12/2013 às 10:45.
Atualizado em 27/04/2022 às 18:03

A Trip Linhas Aéreas é a campeã de atrasos neste ano. A empresa apresentou o maior atraso médio em 2013 até setembro, o que significa que os passageiros que viajaram pela companhia chegaram ao seu destino 11 minutos depois do horário previsto, em média. A Trip também registrou a maior taxa de cancelamentos, que foi de 13,6% - o dobro do registrado pela TAM e pela Gol. “Embora os índices levantados pela reportagem não sejam ideais, a companhia ressalta que há uma série de fatores que podem impactar na regularidade e pontualidade de suas operações”, afirmou a empresa em nota. “São eles: questões meteorológicas, tráfego aéreo congestionado, problemas de infraestrutura em alguns aeroportos e restrições por obras, manutenção não programada de aeronaves e ajustes de malha, entre outros.” A Trip ainda ressaltou que os porcentuais são baixos, se comparados com o número de frequências e rotas realizadas diariamente pela empresa. A companhia, fundada em 1998, é conhecida pela atuação fortemente regional. Fusão A Trip e a Azul anunciaram fusão em maio de 2012. No dia 21 de outubro, as duas companhias receberam o aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar como uma empresa só. O negócio já havia sido autorizado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em março. Com a autorização da Anac, as duas empresas passarão a ter um único Certificado de Operador Aéreo (COA) - documento que permite que uma empresa aérea faça voos regulares. Juntas, Azul e Trip somam 100 destinos atendidos, 121 aeronaves, 840 voos diários e cerca de 15% do mercado doméstico. As empresas já tinham frota e malha integrada. Embora parecesse que elas funcionavam como uma única empresa, Azul e Trip eram duas companhias aéreas para a Anac. Ou seja, um piloto da Azul, por exemplo, não podia comandar uma aeronave registrada na Anac como frota da Trip.  Veja também Viajar de avião leva mais tempo hoje do que em 2007 Segundo empresas, infraestrutura não acompanhou aumento do número de voos domésticos

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