O presidente sírio, Bashar al-Assad, será entrevistado na quinta-feira pela rede de televisão do movimento xiita libanês Hezbollah, que combate os rebeldes ao lado das tropas leais ao regime de Damasco, informou a presidência da Síria. Os canais oficiais sírios vão exibir simultaneamente a entrevista, que terá início às 18H00 GMT (15H00 no horário de Brasília).
No sábado passado, o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, prometeu aos seus partidários a vitória na Síria, em particular em Quseir, cidade síria localizada a poucos quilômetros da fronteira nordeste do Líbano.
"A Síria é a retaguarda da resistência, o apoio da resistência. A resistência não pode ficar de braços cruzados quando sua retaguarda está exposta", disse Nasrallah em um discurso de comemoração pelo 13º aniversário da retirada israelense do Líbano.
Num momento de crescimento dos temores de uma propagação do conflito sírio para o Líbano, três soldados do exército libanês morreram na noite de segunda-feira em Aarsal, região próxima à fronteira com a Síria e favorável à rebelião, informaram os serviços de segurança libaneses.
Desde o início da rebelião na Síria, em março de 2011, vários incidentes, às vezes fatais, ocorreram nas fronteiras norte e leste do Líbano, sobretudo nessa localidade sunita por onde passam muitos refugiados que fogem da violência, assim como combatentes hostis ao regime de Assad.