O governo da Venezuela e grupos sociais homenageiam com vários eventos neste domingo (5) o ex-presidente Hugo Chávez, que morreu há dois meses vítima de câncer, incluindo um liderado pelo presidente Nicolas Maduro durante a cúpula Petrocaribe.
"Dois meses de sua partida, chefe supremo, iremos com seu legado pavimentando o caminho da pátria para o socialismo", escreveu Maduro na manhã deste domingo em sua conta oficial no Twitter.
Os atos em memória de Chávez, que chegou ao poder em 1999 e instaurou um governo socialista, começou na tarde de sábado, com uma visita de Maduro ao Quartel de la Montaña, localizado no oeste de Caracas, onde estão os restos do líder falecido.
Maduro prestou uma homenagem aos médicos que atenderam Chávez durante seu tratamento e que acompanharam suas cirurgias.
Durante a Petrocaribe, realizada em Caracas e que reúne 18 países caribenhos, também haverá uma homenagem ao presidente falecido, segundo Maduro.
Dois meses após a morte de Chávez, a Venezuela está mergulhada em uma crise política após a eleição presidencial de 14 de abril, na qual Maduro venceu seu adversário Henrique Capriles com uma diferença de apenas 1,49% dos votos.
Capriles e a Mesa da Unidade Democrática (MUD), que apoiou sua candidatura, não reconhecem a vitória e a autoridade de Maduro como presidente e exigiram na quinta-feira a anulação da eleição no Supremo Tribunal.
Após a eleição, uma série de confrontos nas ruas de Caracas e outras cidades deixaram nove mortos e dezenas de feridos, segundo o governo.