Veículos

10 anos de conquistas da Hyundai Motor Brasil

A Hyunday Motor Brasil, com sede em Piracicaba, completa 10 anos de sucesso e marcas impressionantes no setor automotivo. Nesta terça-feira, a montadora sul-coreana inaugura sua fábrica de motores

Romualdo Cruz Filho
19/09/2022 às 23:18.
Atualizado em 19/09/2022 às 23:22
Empresa Hyundai Motor Brasil, no Parque Automotivo de Piracicaba, conta com 2,8 mil trabalhadores e produz 210 mil carros por ano (Christiano Dihel Neto/Gazeta de Piracicaba)

Empresa Hyundai Motor Brasil, no Parque Automotivo de Piracicaba, conta com 2,8 mil trabalhadores e produz 210 mil carros por ano (Christiano Dihel Neto/Gazeta de Piracicaba)

Inaugurada em 2012, no Parque Automotivo de Piracicaba, a Hyundai Motor Brasil completa 10 anos de existência. No dia 20 de setembro daquele ano deu-se início à produção dos primeiros veículos da marca. A unidade local conta com 2,8 mil colaboradores.

Desde 2019 teve sua capacidade produtiva ampliada de 180 mil para 210 mil carros ao ano para abastecer especialmente o mercado nacional, mas com exportações para a América Latina e do Sul. Sempre na linha de frente da inovação, a unidade é uma filial da Hyundai Motor Company, fundada em 1967, que integra o Hyundai Motor Group, um grupo inovador capaz de movimentar riquezas que vão desde o aço bruto até os veículos acabados. 

Nesta edição especial de aniversário, a Gazeta de Piracicaba, em diálogo com representantes de entidades locais, como Acipi, Simespi, Sindicato dos Metalúrgicos, bem como com o prefeito Luciano Almeida, constrói um painel sobre a importância do parque automotivo tanto para o desenvolvimento tecnológico como para a formação de profissionais qualificados, o que tem exigindo sempre um olhar proativo da sociedade local e suas lideranças para potencializar as conquistas socioeconômicas proporcionadas por este empreendimento gigante e bem-sucedido. 

A preocupação com o desenvolvimento social de Piracicaba também tem se revelado no perfil humano da empresa, que demonstrou, em cada momento que foi convocado, sua desenvoltura para se articular e participar de ações filantrópicas que contribuem para a superação das barreiras sociais enfrentadas e pode assim fazer sua parte com objetividade, perenidade e eficiência.

Um destaque para este caderno é a entrevista com executivos da Hyundai Motor Brasil, que traçaram o percurso seguido pela empresa ainda antes de sua inauguração na cidade, seu desenrolar com estratégia em várias frentes de relacionamento, seja com os diversos setores da sociedade ou com os consumidores, até as perspectivas do que vem pela frente, em sintonia com as tendências da inovação. Marcos Oliveira, Ricardo Martins e Joel Anjos revelam, portanto, a cultura corporativa da aniversariante, que eles, carinhosamente, chamam de 'Família Hyundai'.

Linha do tempo

Há uma linha do tempo, na qual é possível destacar alguns momentos que sinalizaram mudanças de que algo realmente diferente estava acontecendo em Piracicaba, no setor industrial. No dia 11 de outubro de 2011, com a fábrica praticamente pronta no parque automotivo, a assessoria da Hyundai divulgava a chegada em Piracicaba da maior máquina a ser instalada em sua linha de produção. O equipamento: uma prensa de 2,3 mil toneladas, vinda da Coreia do Sul, país de origem da Hyundai Motor. "Vai produzir as peças de aço que compõem a carroceria dos carros desenvolvidos exclusivamente para o mercado brasileiro - ainda provisoriamente chamados de "Projeto HB" - com previsão de comercialização em novembro de 2012. A capacidade de produção da prensa é de 637 peças por hora. 

Conforme o molde instalado, ela será responsável por transformar chapas de aço em mais de 15 itens diferentes, entre eles tetos, capôs, portas e para-lamas do futuro carro brasileiro da Hyundai Motor". Uma equipe de operadores brasileiros foi treinada na Coreia para trabalhar com a máquina gigante.

"O evento de hoje não representa apenas a chegada de um equipamento importante. Ele deixa em evidência os frutos dos grandes esforços empenhados por todos os envolvidos, o que possibilitou finalizar a construção dos prédios da fábrica e, efetivamente, iniciar os preparativos para a produção dos automóveis", comentou Seong-Bae Kim, então presidente da Hyundai Motor Brasil.

Os profissionais brasileiros tinham embarcado no mês anterior. Foram 80 colaboradores brasileiros, das áreas de prensa, solda, montagem, controle de produção e controle de qualidade, para treinamento na Coreia do Sul. "O objetivo é que os colaboradores pratiquem todas as funções relacionadas ao processo de produção do carro que será montado em Piracicaba no segundo semestre de 2012. Os funcionários serão treinados no Centro Mundial de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai, em Namyang, cidade de Hwaseong, onde os protótipos do novo carro estão sendo desenvolvidos. O Centro, com mais de 8 mil engenheiros, é um dos mais avançados no mundo, com laboratórios de túnel de vento e células de teste de colisão". 

O próximo passo foi aproximar os coreanos do Brasil, com trabalhos de intercâmbio, que incluíam desde jogos de futebol com o XV de Piracicaba até a vinda de estudantes coreanos para estagiar em Piracicaba; a criação de uma Clínica de Futebol Infantil em parceria com a Selam para estimular a prática de esportes entre crianças do ensino fundamental da região, entre outros.

À véspera da inauguração da fábrica, começam os anúncios sobre o design da marca, "baseado na filosofia Escultura Fluída, que pode ser definida como "desenho inspirado na natureza e com o propósito de transformar o carro em uma obra de arte". Estamos falando tanto do HB20 como da linha SUV, sendo que o primeiro modelo começou a ser produzidos no dia 20 de setembro de 2012. 

A notícia derradeira, da inauguração oficial da fábrica foi divulgada no dia 9 de novembro de 2012: "A cerimônia de inauguração aconteceu esta manhã na fábrica, com a presença dos maiores executivos da empresa e autoridades brasileiras e coreanas. Chung Mong Koo, chairman do Grupo Hyundai Motor, recebeu Michel Temer, vice-presidente do Brasil, Bon Woo Koo, embaixador sul coreano, Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo, Barjas Negri, prefeito de Piracicaba, e João Manoel, presidente da Câmara de Piracicaba. A montadora investiu 700 milhões de dólares na unidade de produção, onde três modelos desenvolvidos exclusivamente para o Brasil serão produzidos. Estimando uma produção anual de 150 mil veículos, a fábrica ocupa uma área total de 1.390.000m², sendo 69.000m² de área construída". 

Dado o pontapé inicial de produção, o próximo passo foi em 2015, com o lançamento da pedra fundamental de seu primeiro Centro de Pesquisa & Desenvolvimento no hemisfério sul, "que será construído na planta brasileira de Piracicaba (SP), onde é fabricado o HB20, modelo desenvolvido exclusivamente para o País. "Quinto laboratório de P&D da montadora no mundo - ao lado da Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e Alemanha -, terá como objetivo viabilizar o desenvolvimento de motores com tecnologia flex. Com previsão de início de operação no segundo semestre de 2016 e investimentos de R$ 100 milhões, o centro atende às demandas do Inovar-Auto, regime automotivo do Governo Federal que estimula a produção local de conteúdo e tecnologia". Era a prova de que a empresa estava de fato comprometida com a transferência de tecnologia para o país. 

Neste mesmo ano a empresa já contabilizava uma produção de 500 mil HB20; sendo que no ano seguinte começaram as exportações. As vendas disparam e a Hyundai piracicabana se consolidou. A marca de um milhão de veículos foi alcançada em apenas cinco anos e 10 meses do início das operações, no início de agosto de 2018, delimitando um novo recorde para a indústria automobilística brasileira.

Outra data expressiva nessa história é o ano em que a Hyundai participa da 34ª Festa das Nações e homenageia Piracicaba pelos 250 anos, o que ocorreu na edição de 2017 do evento social. Na ocasião, foi doado o primeiro veículo Hyundai a ser sorteado e com a finalidade de levantar recursos para as entidades sociais.

Eleita a marca do ano em 2017, bem como uma das melhores empresas para se trabalhar, de acordo com a consultoria Great Place to Work, em 2020 a Hyundai alcança o quarto lugar no pódio de vendas em todo o país.

No ano passado (2021), a multinacional deu um novo passo, nomeando Ken Ramirez para comandar os negócios da Hyundai Motor, um executivo tem 30 anos de experiência internacional no setor automotivo. Ramirez se torna responsável pelas operações da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul.

No caminho da sustentabilidade ambiental, a Hyundai recebe o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol, ferramenta originalmente desenvolvida nos Estados Unidos, em 1998 para quantificar emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e que foi implementada no Brasil a partir de 2008 pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Para se alcançar o selo, os critérios são transparência na publicação de dados de emissões de gases. Tanto é que recentemente a companhia anunciou seu caminho em direção à neutralidade de carbono, durante a conferência IAA Mobility em 2021, meta que deve ser alcançada até 2045, o que corresponde ao ingresso na tão sonhada sociedade do Hidrogênio verde e Geração Um. 

Um salto ousadíssimo no caminho da metamobilidade se deu este ano com o lançamento do primeiro token não fungível (NFT) colaborativo entre as montadoras, destacando suas soluções de mobilidade no metaverso. A Hyundai Motor é a primeira montadora a entrar nesse mercado com sua própria comunidade NFT, incluindo o site oficial Hyundai NFT e canais nas redes sociais Discord e Twitter. A comunidade Hyundai NFT fornecerá a seus usuários a experiência da marca no metaverso, compartilhando NFTs que descrevem suas soluções de mobilidade. Ao fornecer canais dedicados para a comunidade Hyundai NFT, a empresa faz o gerenciamento contínuo dos valores ativos de seus NFTs.

As plataformas online fornecem um canal de comunicação aberto 24 horas por dia, sete dias por semana, entre a empresa e os membros da comunidade, com atualizações em tempo real sobre o valor patrimonial de seus NFTs". 

Finalmente, os 10 anos da Hyundai Piracicaba é anunciado logo na Festa das Nações 2022, em maio, momento forte da empresa, em que fixou seu compromisso social com a cidade, há cinco anos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por