Especial 40 anos de Uniodonto

40 anos de saúde bucal

“É uma referência na odontologia regional porque são quatro décadas de trabalho”, aponta o presidente da Uniodonto, Cláudio Roberto Zambello

16/06/2022 às 07:58.
Atualizado em 16/06/2022 às 08:01

Zambello em frente à sede da Uniodonto: fidelidade aos clientes e dentistas cooperados (Christiano Dihel Neto/Gazeta de Piracicaba)

A Uniodonto Piracicaba completa hoje (16) seus 40 anos de fundação. Seu representante máximo hoje é o presidente da cooperativa odontológica Cláudio Roberto Zambello, 69.

Piracicabano graduado em Odontologia em 1974 pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (Unicamp), Zambello é formado também em administração pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e MBA em gestão de saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com esses atributos profissionais é a pessoa certa no lugar certo nesse aniversário de quatro décadas da Uniodonto.

"Entrei na Uniodonto em seu período de formação, antes mesmo dela ser constituída oficialmente como uma cooperativa de dentistas, sendo que realizamos vários encontros e discussões sobre qual formatação ela deveria ter. Na sua fundação, em junho de 1982, fui eleito primeiro secretário, função na qual me dediquei nos anos seguintes, assumindo a presidência em 1988", recorda-se Zambello.

"Os anos seguintes foram de desafios e o papel do cooperativismo foi essencial, buscando sempre oferecer uma prestação de serviços na área odontológica sem prejudicar o profissional e atender da melhor maneira possível o nosso paciente", afirma o presidente. 

"No início tivemos vários caminhos trilhados principalmente por mudanças sociais, econômicas e de mercado. Todos os desafios foram constantemente suplantados, principalmente pela união e pelo treinamento da equipe", conta Zambello.

Ele frisa que a Uniodonto é uma empresa genuinamente de Piracicaba, administrada por pessoas da cidade.

"É uma referência na odontologia regional porque são quatro décadas de trabalho. É muito tempo de vida e o empreendimento está dando resultado. Acredito que viemos na hora certa e no momento certo e encontramos nossa identidade no caminho. Somos inclusive base de conhecimento para outras singulares do Sistema Nacional Uniodonto que buscam nosso "know-how" para ser exportado para outras cidades", declara o presidente.

Evolução

A ciência fez com que a odontologia também evoluísse nessas últimas décadas. "A odontologia avançou principalmente na questão da preservação. A extração de um dente é a última etapa após várias análises clínicas. Manter todos os dentes que tivemos desde o nascimento é primordial", explica Zambello.

Nos últimos anos, melhorou o nível de anestésicos com maior eficiência, segundo ele. "Temos hoje acesso à odontologia digital no caso de um tratamento de canal que pode ser feito com microscópio digital aumentando em 30 vezes ou mais a visualização que temos a olho nu", explicou. 

A estética está em alta com procedimentos como facetas e lentes de contato, assim como a odontologia funcional através de tratamentos como o ortodôntico ou a implantodontia, segundo explicou Zambello.

Investimentos

Os investimentos são uma constante nesses 40 anos de Uniodonto. "São vários investimentos. Investimos no conhecimento através de Congressos Odontológicos", aponta o presidente da cooperativa de dentistas.

O congresso deste ano ocorrerá em outubro, nos dias 20 e 21 com o eixo temático "Odontologia Digital". 

"Além disso, temos constantes treinamentos e cursos para nossos dentistas. No investimento financeiro, sempre reestudamos como atender o paciente em nossas cinco clínicas próprias situadas em Piracicaba, Rio das Pedras, Tatuí e Tietê", descreve Zambello. 

Recentemente, disse o presidente, a Uniodonto comprou uma área de mil metros quadrados na região central de Piracicaba. Nessa área será erguido um moderno centro de atendimento para os clientes da Uniodonto.

Zambello conta ainda que a qualidade do atendimento faz parte da cultura da Uniodonto. Isso pode ser observado nos atendimento aos clientes, pois os serviços são de primeira linha, segundo ele. "Seja desde a atenção dada na recepção de nossas unidades, quanto no trato com os gestores das empresas que contratam nossos serviços, assim como o atendimento oferecido pelo dentista ao nosso usuário", explica o presidente da Uniodonto.

Carteirinha

O acesso ao tratamento odontológico no consultório dos dentistas cooperados pode ser feito com a maior tranquilidade hoje em dia. A carteirinha de usuário da Uniodonto Piracicaba tornou-se digital (ou virtual) desde o ano passado. Não existe mais a carteirinha de papel ou plástica. 

Outro fator que se tornou prático é o atendimento apenas com a apresentação do CPF. "No consultório do dentista, na primeira consulta, é feita a coleta de biometria de umas das digitais e facial, para confirmação do atendimento e lançamento de seu tratamento", disse o presidente.

Conjuntura

O país enfrenta reflexos das crises sanitárias por conta da pandemia do novo coronavírus e problemas econômicos, refletidos principalmente com a inflação e desemprego. Para Zambello, o momento exige perseverança e a odontologia está preparada para os desafios impostos pela conjuntura.

"Vivemos uma crise sanitária com a pandemia e uma crise financeira com a inflação chegando aos dois dígitos. Mesmo assim, o consumo e o crédito estão em alta. A odontologia em si não se encontra estagnada. Em época de internet, com tantas redes sociais, o brasileiro está preocupado com sua estética como um todo, e o sorriso não tem ficado atrás. Muitos tratamentos que buscam o embelezamento da dentição e região facial são constantemente solicitados aos nossos dentistas", explicou Zambello.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por