Colégios eleitorais

40 escolas municipais não terão aula hoje para preparativos

O atendimento nas escolas deverá ser retomado normalmente na segunda-feira, 31

Romualdo Cruz Filho
28/10/2022 às 07:15.
Atualizado em 28/10/2022 às 07:16
Escolas começam a receber as urnas para a votação de domingo. Aulas estarão suspensas nesta sexta (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Escolas começam a receber as urnas para a votação de domingo. Aulas estarão suspensas nesta sexta (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Nesta sexta (28), a partir das 7h, começa a distribuição das 888 urnas aos seus respectivos colégios eleitorais para as eleições de 2º turno, que elegerá, neste domingo (30), governador do Estado e presidente da República. São 104 colégios eleitorais, segundo o Cartório Eleitoral de Piracicaba, incluindo os das cidades de Rio das Pedras, Saltinho e Charqueada. 

Na cidade, das escolas que funcionarão como colégios eleitorais, 40 são escolas municipais, as demais, estaduais e particulares. A prefeitura divulgou ontem que não haveria aulas nessas unidades para que pudessem realizar os preparativos de cada seção eleitoral.

"Embora os alunos do ensino infantil estejam dispensados, servidores e funcionários terceirizados estarão nos locais de trabalho para auxiliar a equipe da Justiça Eleitoral na organização dos colégios eleitorais", afirmou a assessoria de comunicação do governo municipal.

O atendimento nas escolas deverá ser retomado normalmente na segunda-feira, 31/10. "Entretanto, as aulas poderão ser suspensas no dia, apenas no período da manhã, caso seja necessária a realização de higienização da unidade escolar. As mesmas providências foram tomadas durante a realização das votações do 1º turno, em 2/10", explica a nota oficial.

Ao todo, em Piracicaba, trabalham no processo eleitoral cerca de 4.100 mesários e aproximadamente 500 pessoas no apoio logístico. As urnas são instaladas em cada sessão e testadas para saber se tudo está funcionando plenamente.

Juízes eleitorais, chefes de zonas eleitorais, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, entre outros, fazem a fiscalização em cada colégio para se certificar se a comunicação ao público está correta, se está de acordo a acessibilidade nos colégios que precisam ter, enfim. 

As eleições acontecem das 8h às 17h e todos os eleitores terão de fazer novamente a liberação biométrica das urnas. Caso não exista a biometria registrada do sistema, depois de quatro tentativas, a urna é liberada pelo chefe da seção para a votação.
Escolas municipais

As escolas Municipais com aulas suspensas são: Alberto Thomazzi, André Franco Montoro, Ângela Sbrogio Furlan, Antonio Boldrin, Benedito de Andrade, Décio Miglioranza, Diva Araújo de Lemos, Edilene Marli Borghese, Elisabeth Consolmagno Cruz, Euclides Buzetto, Fábio de Souza, Francisco Benedicto Libardi, Francisco Corrêa, Francisco de Almeida Kronka, Geraldo Bernardino, Ilda Jenny Stolf Nogueira, Jesuina Camillo Pipa, Joaninha Morganti, João Batista Nogueira, João do Nascimento, João Otávio de Mello Ferraciú, Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, José Antonio de Oliveira, José Antonio de Souza, José Pousa de Toledo, Maria Ap. Lordello Beltrame, Maria Conceição Polizel Mendes, Mário Chorilli, Miecio Cavalheiro Bonilha, Milton Rontani, Nair Libardi, Nathalio Zanotta Sabino, Olindo Rizzato Paschoal, Oracy da Silva, Roberto Damas da Silva, Taufic Dumit, Tercília Bernadete Sanches Costa, Thalles Castanho de Andrade, Vilma Leone Dal Pogetto e Wilson Guidotti.

Ponto facultativo

A Secretaria de Estado da Educação informou que Piracicaba tem 35,2 mil alunos matriculados (data base de maio/22 do cadastro de alunos) e que, em virtude do Dia do Servidor Público, nesta sexta-feira (28) será ponto facultativo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por