O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Ribeiro, diz que já existem tratativas para isso junto ao Executivo
O novo secretário de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Ribeiro: ‘Desejamos a Piracicaba muita paz, muita saúde, prosperidade e muitos empregos, e qualidade de vida’ (CCS/Divulgação)
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Ribeiro, tem como meta criar novos distritos industriais que garantam o crescimento deste setor em Piracicaba, que completa 256 anos neste 1º de agosto.
“Hoje possuímos aproximadamente 70 empresas de médio e pequeno portes na fila de espera para iniciarem as suas atividades em Piracicaba. O espaço oferecido no Uninoroeste e Uninorte não é suficiente para atender a essa demanda. Já estamos em tratativas com o prefeito Luciano Almeida neste sentido”, afirmou o secretário que assumiu em junho a pasta no lugar de José Luiz Guidotti Júnior.
Além do desafio de criar novos distritos industriais, a secretaria pretende continuar dando prioridade para todos os projetos que estão em andamento, buscando parceiros que possam agregar ainda mais, sempre com um olhar voltado para o desenvolvimento econômico e geração de empregos, pilares da administração Luciano Almeida, segundo relata Ribeiro. “Um dos meus objetivos é estimular e ampliar o desenvolvimento de fóruns intersetoriais em todos os setores produtivos para este fim. Precisamos criar também um grande conselho, que reúna todos os atores envolvidos na cadeia produtiva para pensar num planejamento estratégico e econômico para os próximos 10 ou 20 anos. Esse conselho também deverá reunir todas as esferas do Poder Público, seja ele federal, estadual e municipal”, afirmou.
Sobre a vinda de novas e grandes empresas para o município, Ribeiro disse que a Administração está “em tratativas”, mas não pode divulgar quais seriam as empresas por questões estratégicas.
Ele explica que para a cidade continuar crescendo de forma segura também dependerá de conjunturas nacionais. “Nós precisamos retomar urgentemente a economia ao nível nacional, ao nível de estado e mundial, e superar as consequências pós-pandemia. Ainda também ao nível Brasil é preciso reduzir os juros de forma que o povo possa voltar a consumir e comprar, e a indústria a crescer. Então, um dos gargalos principais é ainda as consequências da pandemia e os juros altos no nosso país. Em Piracicaba, é lógico que nós temos também que evoluir, pensar na indústria do amanhã, na Inteligência Artificial, nas formações da qualificação profissional tanto do nível de qualificação de altas tecnologias como as existentes em Piracicaba, devido a nossa economia ser uma economia ainda voltada muito fortemente para o setor sucroalcooleiro. Então nós precisamos trabalhar conjuntamente a alta tecnologia e a qualificação ainda do dia a dia. Então, talvez, o maior gargalo é crescer junto com o Brasil. O Brasil precisa crescer para Piracicaba também crescer”, explicou Ribeiro.
Qualificação
O secretário comemora o bom número de cursos de qualificação que a Semdettur vem oferecendo nos últimos anos. Em 2022, foram 1694 oportunidades gratuitas. Foram vagas em diversas áreas como operador de empilhadeira, estratégias de marketing digital e E-Commerce, penteados, edição de imagem profissional para Web 24 etc.
Este ano, já foram ofertadas 256 vagas em cursos como encanador, pintor de obras residenciais, caldeireiro montador, manicure e pedicure, massagem relaxante, entre outros.
“Quanto a contratação, muitos dos cursos oferecidos também foram destinados às pessoas com perfil empreendedor, visto que nos encontrarmos num cenário em que não é possível a contratação com carteira de todos os desempregados. Então, o propósito foi atender também o profissional que estava desempregado e buscava recolocação como aquele que gostaria de empreender”, explicou Ribeiro.
Emprego
Piracicaba fechou o primeiro semestre com saldo positivo de 3.293 vagas de emprego com carteira assinada, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O resultado colocou a cidade na posição de número 53 em ranking nacional de empregabilidade do Caged que disponibiliza dados de 5.571 municípios brasileiros.
Em Piracicaba, os destaques no semestre ficaram para os setores de Serviços, com saldo de 1.301 contratações, seguido por Agropecuária, com 567, Indústria de Transformação, com 474, Administração Pública, com 411, Comércio com 388 e Construção Civil, com 175.
Ainda segundo o Caged, o mês de junho foi o primeiro mês do ano com retração nos dados, quando houve 4.779 admissões e 5.017 desligamentos, deixando saldo negativo de 238 vagas. O resultado foi impulsionado pelo setor da Indústria, com perda de 187 postos de trabalho, seguido pelo Comércio, com menos 82 postos. Manteve-se positivo o setor de Construção, com saldo positivo de 36 postos de trabalho, seguido pela Agropecuária, com 16 postos de trabalho.
Só no ano passado foram 6.602 vagas criadas, com setor de Serviço se destacando como o que mais empregou. “Acreditamos que esse cenário se repetirá em 2023, com destaque para os setores de Serviço e Indústria”, projeta Ribeiro.
O aniversário
Sobre os 256 anos da cidade, Ribeiro diz não ter dúvidas de que Piracicaba é um dos municípios melhores para se viver no país. “Um povo maravilhoso que faz a diferença, um povo trabalhador, um povo que busca sempre o bem-estar e a dignidade e a qualidade de vida. Parabéns, Piracicaba, parabéns, piracicabanos e piracicabanas. Desejamos a Piracicaba muita paz, muita saúde, prosperidade e muitos empregos, qualidade de vida e que Deus continue abençoando a nossa linda e maravilhosa Noiva da Colina”, desejou.