Rio Piracicaba

Ação recolhe quatro toneladas de lixo das margens e do leito

Dia da Faxina entra para o calendário do bairro Nova Piracicaba

Romualdo Cruz Filho
07/06/2022 às 06:42.
Atualizado em 07/06/2022 às 06:43

Integrantes da Ama estiveram na Gazeta de Piracicaba (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Poltrona, casinha de cachorro, pneus, roupas, garrafa pet, marmitas e até bolsas fruto de furtos. Esses são alguns exemplos de materiais retirados das margens e do leito do rio Piracicaba no último domingo (5), resultado do Dia da Faxina Ambiental, organizado pela Associação dos Moradores e Amigos do bairro Nova Piracicaba (Ama), com apoio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). No total da ação, quatro toneladas de lixo foram coletados e destinados à reciclagem. 

O trabalho, iniciado logo de manhã, envolveu cerca de 30 voluntários e contou com o apoio da Associação Protetora do Santa Rosa, Associação dos Amigos da Cidadania e do Meio Ambiente de Piracicaba (Amapira), Grupo SOS Rio Piracicaba e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). Foram formados três grupos. O primeiro circulou de barco pelo leito do rio. Outro visitou as áreas verdes do bairro e um terceiro esteve no Bosque dos Sabiás. 

"Mais do que um dia de faxina, foi um dia de educação ambiental", disse Araci Honda, presidente da Associação Protetora do Santa Rosa. "Somente dando exemplos conseguimos sensibilizar as pessoas. Elas precisam ver o que está acontecendo e o que está sendo feito e como o rio fica triste com tanta sujeira", observou.

A concentração foi na avenida Armando Cesare Dedini, esquina com a avenida Cruzeiro do Sul. "A iniciativa foi também conscientizar sobre a importância de se manter o bairro limpo e nada mais natural que a própria comunidade se envolvesse no processo", comenta Eveline Blumer, presidente da Ama.

"Antes do evento, conversamos com o secretário de Meio Ambiente, Alex Salvaia, que abraçou a ideia e nos deu suporte para a retirada do lixo do local com um caminhão e mais dois ajudantes", contou ela.
Gian Carlos Machado, do SOS Rio Piracicaba, disse que tem trabalhado intensamente em prol do rio Piracicaba.

"Este é o terceiro evento só este ano de que participamos. Fazemos isso com muito prazer, porque temos uma relação muito forte com o rio, ao qual estamos envolvidos em nosso trabalho diário e vê-lo com água boa e peixes é uma satisfação imensa", conta.

Juan Sebastianes, presidente do Comdema, explica que é muito importante elogiar o trabalho em equipe, das pessoas que militam em defesa do meio ambiente. "Mas antes de tudo seria melhor estarmos aqui para elogiar a conduta da sociedade, se não houvesse a necessidade dessas ações. Porque o lixo não chega sozinho no rio Piracicaba. Tudo o que jogamos na rua, uma hora ou outra vai acabar no manancial. Por isso, é muito importante ter essa consciência e fazer o descarte responsável", enfatizou.

Os participantes do Dia da Faxina disseram que a intenção é realizar o evento uma vez a cada dois meses. "Precisamos insistir nessa tese e conscientizar as crianças, para que essa consciência chegue com força na família. Esse é também um dos trabalhos que a SOS Rio Piracicaba planeja fazer", garantiu Gian.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por