Empresas associadas ao Ciesp participaram do encontro em busca de oportunidades (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)
A Rodada de Negócios, organizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp-Piracicaba), reuniu cerca de 100 empresas de pequeno e médio porte do Estado de São Paulo em busca de oportunidades junto às empresas âncoras instaladas na região, compostas por 21 participantes. Durante o evento, realizado ontem no espaço Eventus, na Vila Monteiro, estavam previstas cerca de 1.000 reuniões de negócios ao longo de toda a tarde.
Fábio Vitti, diretor da Ciesp-Piracicaba, disse que a meta era manter o faturamento alcançado no último evento - realizado em 2019 e interrompido durante dois anos por causa da pandemia de Covid-19 -, de R$ 2,5 milhões de contratos firmados em decorrência das reuniões. "No evento anterior contamos com a participação de 126 empresas, o que resultou em 1.200 reuniões. Sendo assim, o volume financeiro previsto está relacionado ao aumento dos custos de um período para o outro".
Vitti analisa que o mercado tem mostrado sinais positivos, de aquecimento da economia, e as empresas buscam a oportunidade para manter diálogos com as grandes demandantes de serviços, que são as médias e grandes empresas, chamadas de âncoras. "O evento está bem diversificado, envolvendo serviços de todos os setores da indústria, seja de aço, papel, pisos cerâmicos, máquinas equipamentos etc, atendendo as expectativas do Ciesp-Piracicaba".
Homero Scarso, gerente do Ciesp-Piracicaba, observou que 80% das empresas inscritas para o evento deste ano são de outras cidades. "De Piracicaba mesmo, contamos com apenas 20% das participantes". No entender de Scarso, isso é um bom sinalizador sobre o potencial de negócios das empresas instaladas na regional Piracicaba, o que atrai empreendedores do estado todo. "São todas empresas associadas ao Ciesp, que confiam na proposta do evento", garantiu;
Histórico
Ailton Tadeu Sist, gerente de produtos e negócios do Ciesp-SP, a Rodada de Negócios foi idealizada em 2008 e começou a ser executada no ano seguinte. "Desde então já são 149 edições, com a participação em todo o estado de 3.400 empresas âncoras, 19 mil participantes convidados e 184 mil reuniões.
Ailton explica que as empresas viram no evento uma porta de acesso às grandes demandantes de serviços. "Se a busca se der de forma direta, batendo às portas das empresas exportadoras, por exemplo, raramente o vendedor de um determinado serviço consegue falar com a pessoa responsável que vai definir a compra. Aqui as reuniões acontecem exatamente com essas pessoas, o que facilita imensamente o contato, o potencial de negócio in loco, com a ampliando do network".
Para ele, as reuniões são rápidas, porém extremamente objetivas, com troca de cartões e a certeza de que as portas estão se abrindo para todos os interessados. "Mesmo quando não se fecha um negócio com uma grande empresa, há ainda a troca de relações entre as pequenas e médias, gerando assim um ambiente muito rico para o desenvolvimento dos negócios".
O evento de ontem foi o sétimo já organizado em Piracicaba, desde 2009. No Estado de São Paulo, este é o quinto deste ano. Os próximos acontecerão em Indaiatuba (7/7), Rio Claro (4/8) e Sorocaba (25/8). As rodadas de negócio nasceram para enfrentar a crise de 2008. "Até então, realizávamos a Feira das Indústrias, mas o evento se tornou dispendioso diante da crise mundial. Assim, definimos este novo formato, que tem alcançado imenso sucesso", concluiu Ailton.