Em ritmo acelerado

Acipi avança aos 90 anos para fase de integração total

São 6.400 associados a bordo da entidade piracicabana

Romualdo Cruz Filho
28/03/2023 às 06:43.
Atualizado em 28/03/2023 às 06:43
Marcelo Cançado, presidente da Acipi, no estúdio da Gazeta de Piracicaba. Assista a entrevista no nosso canal: https://www.youtube.com/@gazeta_piracicaba (Christiano Dihel Neto/Gazeta de Piracicaba)

Marcelo Cançado, presidente da Acipi, no estúdio da Gazeta de Piracicaba. Assista a entrevista no nosso canal: https://www.youtube.com/@gazeta_piracicaba (Christiano Dihel Neto/Gazeta de Piracicaba)

Em entrevista no estúdio da Gazeta de Piracicaba, para o canal de jornalismo Diálogos, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Marcelo Cançado, fala um pouco sobre o que está acontecendo de novo na entidade, que comemora 90 anos e congrega 6.400 empresas associadas. "A ampliação da sede da Acipi vai enriquecer e muito as relações com os associados. Estamos trabalhando com o que há de mais atual na forma de se conectar com as gerações mais jovens, focadas nas novas tecnologias".

Assista a entrevista no canal da Gazeta no Youtube: https://www.youtube.com/@gazeta_piracicaba

Segundo Cançado, haverá espaço para coworking, laboratório do varejo, para treinamento de atendimento e vendas, locais para reuniões, com trabalho integrativo, assessoria técnica e jurídica, além de encontros programados para troca de informações e ampliar a convivência com os empresários. "Mais do que a troca de experiências, precisamos saber o que espera e o que pensa o empreendedor, para que possamos também aprender com ele". 

Foi criado assim o espaço "Café Conecta", com eventos mensais que abrem para essa possibilidade de aprofundamento das relações entre a entidade e o setor empresarial, facilitando inclusive negócios entre os empreendedores presentes. Todas essas informações estão no site da Acipi, por onde pode ser feito o agendamento para participação. 

"Uma coisa que temos em mente é que o atendimento tem que ser diferente do que era e não dá mais para ficar preso em técnicas superadas. Isso vale para prestadores de serviço, varejo e indústria. Com o avanço da internet, precisamos falar também essa língua que se desenvolve a partir das novas tecnologias. O prédio novo, portanto, vai ser o centro de uma grande revolução, para atender todos os nossos associados".

A Acipi, recorda Cançado, é uma empresa antiga em Piracicaba. Foi criada um ano após a Revolução Constitucionalista de 1932, período em que o mundo vivia momentos de instabilidades, uma vez que em breve uma Guerra Mundial explodiria criando fortes dívidas sobre o amanhã. "A entidade foi criada por um grupo de empresários para tentar aliviar a situação no setor. Na época, a Acipi estava também focada no agronegócio. Como não era um momento propício para os negócios, foi de extrema importância a ação desse grupo, que desenvolveu um trabalho bem sucedido para tentar retirar os estigmas que ganham força quando as coisas não vão bem em prol do pensamento positivo".

Aos 90 anos da entidade, a avaliação do presidente é de que todas as barreiras enfrentadas foram vencidas. "Passamos por momentos bons e ruins. A Acipi sempre estava lá ao lado do empreendedor. Para garantir essa perenidade, foi criado inclusive mecanismos de previsibilidade. Pela instituição passaram vários presidentes e deixaram o seu legado. E sabemos quais serão os próximos presidentes. Maurício Benato, primeiro vice-presidente, me substituirá e será substituído por Rodrigo Santos, 2º vice, que, por sua vez, terá como sucessor Jorge Aversa, 3º vice".

Pandemia

Durante a pandemia, os desafios foram muitos e intensos. Havia um trabalho normal de digitalização do sistema de comunicação por parte das empresas. Só que a circunstância exigiu acelerar o processo. E acelerou muito. Houve uma forte migração dos negócios para o mundo virtual e temos hoje muita tecnologia disponível, mas que precisa ainda ser devidamente otimizada. Cançado aponta, por exemplo, os problemas nascidos desses avanços tecnológicos, que era a perda de referência na hora da compra.

"Foi feito uma forte campanha para incentivar o comércio local e de vizinhança. O comércio de bairro cresceu muito. Acho que até, complementando, a campanha de sorteios "Acipi Mais Presente", foi uma boa iniciativa para fazer com que se consuma no comércio de Piracicaba". 

Projeto Pescar

"Iniciamos em 30 de janeiro um trabalho de formação profissional de 19 jovens, no período a manhã, com uma grade curricular bem intensa e importante. Durante esse período, 60% é ocupado com assuntos relacionados a comportamento e comunicação, voltados para jovens que vivem em ambiente de maior vulnerabilidade. Estando dentro da Acipi, eles vão conhecer como funciona uma empresa. Além da grade curricular, estamos incluindo temas de profissionais para ampliar cultura, seja sobre jornalismo, judiciários, setor de saúde, enfim.Para que tenham um futuro difente das condições em que estavam, conquistado um bom emprego. Porque há uma grande deficiência de mão de obra. É um trabalho social incrível que deve dar excelentes resultados para as famílias envolvidas, uma vez que, acreditamos, todos sairão do curso com emprego garantido".

Entre as atividades desenvolvidas pela Acipi, Cançado cita a parceria com a Sicob Cocre, com linha de crédito para o associado. "Para que ele se torne um associado do banco".

A parceria com o Sebrae, "que tem desenvolvido conteúdo para gestão financeira a fim de não se misturar os bolsos". Os projetos Mulher Empresária e Jovem Empresário já estão consolidados. Palestras pela Escola de Negócios, "a fim de deixar todo mundo na mesma página". Cursos de graduação e pós-graduação. Parceria com várias entidades educacionais de Piracicaba, com vantagens para associados. Um mundo chamado Acipi.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por