Hyundai 10 anos

Acipi enaltece contribuição para o desenvolvimento de Piracicaba e região 

"Estamos em uma região estratégica do Estado, o que facilita na logística das empresas", destaca Marcelo Cançado

Romualdo Cruz Filho
20/09/2022 às 01:13.
Atualizado em 20/09/2022 às 01:14
Marcelo Cançado, presidente da Acipi, ressalta a parceria da entidade com a Hyundai: ações sociais desenvolvidas em prol de Piracicaba (Divulgação)

Marcelo Cançado, presidente da Acipi, ressalta a parceria da entidade com a Hyundai: ações sociais desenvolvidas em prol de Piracicaba (Divulgação)

É impossível falar sobre o progresso de Piracicaba sem pensar na importância do complexo automotivo da Hyundai. A empresa trouxe inovação, desenvolvimento, investimento e geração de emprego e renda para a cidade e região como um todo. Colocou o município em evidência internacional e estimulou a necessidade de qualificação profissional.

Desde o início, quando ainda se discutia a vinda da montadora para Piracicaba, a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) se fez presente nas ações e atuou, ao lado da administração municipal e outros setores, pela construção do Parque Automotivo.

Foram inúmeras conversas, reuniões de alinhamento, tudo para possibilitar que a empresa e, consequentemente, a expertise e cultura sul-coreanas contribuíssem com a sociedade ao estar presentes na nossa realidade. A expectativa era grande.

De 2012 para cá, muita coisa aconteceu. Percebemos, hoje, que a decisão foi certeira. Ao longo da última década, a montadora tem feito história no segmento do país. Prova disso é o modelo piracicabano: o HB20, o hatch mais vendido no Brasil.

A marca responsável por diversificar ainda mais a economia local – a cidade que era muito conhecida, desde então, pelo ramo de açúcar e álcool, o setor de máquinas e equipamentos, também ganhou notoriedade por contar com um setor automobilístico forte – também contribuiu com os setores do comércio, indústria e serviços, que ganharam fomento com a geração de empregos e injeção de novos recursos na economia piracicabana.

Atualmente, são 2,8 mil trabalhadores em três turnos. Outros dois mil empregos foram gerados pelos fornecedores da cadeia produtiva que se instalaram no Parque Automotivo. Além disso, desde a instalação da montadora, 20 mil empregos indiretos movimentam a economia. 

Toda e qualquer iniciativa que traga potencial para a nossa região, a Acipi apoia e segue parceira. “Entendemos que a nossa região é promissora, tem ganhado força, ano a ano. Temos mão de obra qualificada e pessoa dispostas a trabalhar. Além disso, estamos em uma região estratégica do Estado, o que facilita na logística das empresas”, observa MarceloCançado, presidente da Acipi. 

Segundo ele, agora que Piracicaba é sede de uma Região Metropolitana – iniciativa lançada oficialmente pelo Estado de São Paulo na Acipi –, “devemos atuar mais fortemente para mantê-la atrativa, e a Acipi tem o papel: de dar suporte aos seus segmentos representados e também colaborar com ações que impactem positivamente a região de modo geral. A parceria da Acipi com a Hyundai vai além de apoio ‘institucional’. Montadora e entidade caminham juntas em diferentes ações sociais desenvolvidas em Piracicaba”.

O exemplo mais recente desse posicionamento estratégico, segundo Cançado, é a união no projeto Pira Sem Fome. Membros do mesmo projeto, a montadora vai doar 250 cestas básicas por mês para serem direcionadas ao Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) e entregues a famílias em vulnerabilidade social.  

Responsável pela produção dos modelos HB20, HB20S e Creta, no ano em que completa uma década em Piracicaba, a Hyundai trouxe mais capital para a cidade ao iniciar a construção de propulsores, que até então a montadora importava da Coreia do Sul.
A nova unidade de motores recebeu cerca de R$ 350 milhões em investimentos. Montante que, mais uma vez, deve beneficiar direta e indiretamente os setores do comércio, indústria e serviços, representados pela Acipi. 

“A Acipi parabeniza a montadora Hyundai Motor Brasil pelo marco de 10 anos, pela conquista da nova fábrica de motores e agradece, também em nome da cidade e dos mais de seis mil associados da entidade, a parceria nesta trajetória de desenvolvimento, crescimento e valorização de Piracicaba”, conclui Cançado. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por