INTERNACIONAL

Agência sanitária europeia alerta que vírus permanecerá 'entre nós'

O mundo deve estar ciente que a covid-19 continuará "entre nós", alertou nesta sexta-feira (12) a diretora da agência europeia encarregada de doenças em uma entrevista à AFP

AFP
12/02/2021 às 14:44.
Atualizado em 23/03/2022 às 17:46

O mundo deve estar ciente que a covid-19 continuará "entre nós", alertou nesta sexta-feira (12) a diretora da agência europeia encarregada de doenças em uma entrevista à AFP.

"Agora parece mais provável que fique" do que desapareça, declarou Andrea Ammon, diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC). "Parece que se adaptou muito bem aos humanos. Então devemos nos preparar para que fique entre nós", acrescentou.

"Não seria o primeiro vírus a ficar conosco para sempre, porque não é uma característica incomum para um vírus", destacou a responsável.

Embora as vacinas reduzam drasticamente o risco de contrair covid-19, os cientistas ainda não sabem se também previnem a transmissão do vírus.

As variantes, especialmente as sul-africanas e brasileiras, complicam a situação, já que são suspeitas de diminuir a eficácia da vacina.

"A pergunta é o que significa isso para a eficácia da vacina", destacou Ammon, dando o exemplo da gripe sazonal para a qual as vacinas se adaptam todos os anos.

"É possível que ocorra o mesmo, ou que em algum momento (o vírus) se estabilize e possamos usar uma vacina durante um longo período", disse à AFP por vídeoconferência.

map/hdy/jz-jvb/tjc/mab/aa

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por