INTERNACIONAL

Alemanha prevê importante déficit orçamentário em 2021

O governo alemão deverá recorrer novamente à emissão da dívida no ano que vem para financiar um déficit orçamentário importante, devido ao prolongado impacto da pandemia, anunciou o ministro das Finanças

AFP
20/08/2020 às 21:47.
Atualizado em 25/03/2022 às 15:58

O governo alemão deverá recorrer novamente à emissão da dívida no ano que vem para financiar um déficit orçamentário importante, devido ao prolongado impacto da pandemia, anunciou o ministro das Finanças.

"Vamos ser obrigados igualmente no ano que vem a pedir uma exceção à regra de limitação do endividamento" público na Alemanha para financiar o orçamento, "para utilizar meios consideráveis que protejam a saúde dos cidadãos e estabilizem a economia", declarou Olaf Scholz ao grupo de imprensa regional Funke.

A regra a que o ministro social-democrata faz alusão está inscrita na Constituição alemã desde 2011, e é conhecida como "freio ao endividamento". Proíbe a princípio que o governo federal pegue emprestado a cada ano mais de 0,35% de seu Produto Interno Bruto (PIB).

Em circunstâncias excepcionais, o governo pode de qualquer forma pedir à Câmara dos deputados autorização para ultrapassar esse limite.

Isto ocorreu há alguns meses, quando Berlim conseguiu uma permissão para emitir dívida federal no montante de 218,5 bilhões de euros (US$ 258 bilhões).

A Alemanha, tradicional campeã do rigor orçamentário e que acumulava excedentes todos os anos, romperá, assim, pelo segundo ano consecutivo, esta ortodoxia monetária.

ylf/jz/mb/mvv

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por