INTERNACIONAL

Alerta de tempestade tropical em Porto Rico por ciclone que deve chegar à Flórida

A ilha caribenha de Porto Rico está em alerta pela chegada da tempestade tropical Isaías na quarta-feira, que, se continuar o avanço previsto, deve alcançar às costas da Flórida no domingo, informaram meteorologistas nesta terça (28)

AFP
28/07/2020 às 17:36.
Atualizado em 25/03/2022 às 17:59

A ilha caribenha de Porto Rico está em alerta pela chegada da tempestade tropical Isaías na quarta-feira, que, se continuar o avanço previsto, deve alcançar às costas da Flórida no domingo, informaram meteorologistas nesta terça (28).

O fenômeno, com ventos de 65 km/hora sobre o Atlântico, ainda não recebeu um nome do Centro Nacional de Furacões (NHC) e é identificado como "potencial ciclone tropical nove".

Quando se fortalecer, o que deve acontecer na noite de terça ou quarta-feira antes de tocar as Ilhas de Sotavento ou Pequenas Antilhas, será considerada a tempestade tropical Isaías.

O NHC, com sede em Miami, emitiu um alerta de tempestade tropical para Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas para a quarta-feira à noite.

Os governos locais também emitiram alertas de tempestades tropicais para Antígua, Barbuda, Ilhas Virgens Britânicas, Montserrat, São Cristóvão e Nevis, Guadalupe, Martinica e São Martinho.

O chamado "cone de probabilidade" da tempestade, um modelo com a provável chegada de ventos, mostra o ciclone atravessando Cuba entre quinta e sexta-feira e atingindo as costas do sudeste da Flórida na sexta à noite.

"É muito cedo para saber qual será o futuro do ciclone nove no continente americano, mas não é cedo para tomar medidas de precaução", escreveu Eric Blake, especialista em furacões do NHC, no Twitter.

Os meteorologistas previram em maio que a temporada de furacões no Atlântico seria particularmente ativa este ano com a formação de uma dúzia. Uma temporada média geralmente tem seis.

O primeiro furacão da temporada no Atlântico, o Hanna, se formou no sábado, passou pelo Golfo do México e atingiu o estado americano do Texas com intensidade de categoria 1 e em seguida, enfraqueceu.

lm/mls/jc/mvv

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por