Anhembi Morumbi

Alunos de medicina fazem manifestação

Eles dizem que não estão tendo treinamento prático, estágio curricular obrigatório

Da Redação
11/03/2023 às 08:22.
Atualizado em 11/03/2023 às 08:22

Alunos da segunda turma do curso de Medicina da Faculdade Anhembi Morumbi, campus Piracicaba, realizaram ontem manifestação que definiram como "um grito por ajuda". Eles são do internato, etapa do curso em que o estudante recebe treinamento prático da profissão, estágio curricular obrigatório.

Segundo um dos representantes do grupo de 50 alunos, que preferiu não se identificar, a um ano e meio de se tornarem médicos ainda “não estão tendo o devido contato com o paciente. Isso me preocupa como ser humano", disse. Ele conta que decidiram pela manifestação porque chegaram "à conclusão que resolver as coisas dentro da faculdade, após inúmeras reuniões, não está sendo efetivo".

O descontentamento ficou fixado no mural da escola em frases: "Internato digno, para médicos dignos"; “Queremos campo de estágio”; “Medicina não é mercadoria; Vocês querem formar mais médicos ou mais números?”; “

Em boneco de plástico, sou doutor!”; “R$ 12,000,00 não é R$ 12,00”. 

"Estamos fartos de promessas. Estamos no escuro com essa relação instituição/prefeitura/Santa Casa. E a Santa Casa é o esqueleto do nosso internato, principalmente na clínica médica. Inclusive, somos muito agradecidos por ela nos abrir as portas. Mas sem a finalização desse contrato (que pela faculdade ser mais médicos via edital do governo federal, já deveria ter sido cumprido) nos estamos de mãos atadas", desabafou.

Ele afirma que deveria estar passando pelo internato há cinco semanas. "Estamos questionando o nosso direito de estarmos fazendo o estágio da forma que nos foi proposta desde o início da faculdade e de obrigação do currículo da medicina. Estamos mentalmente exaustos com todo esse problema", afirmou. 

Resposta

“A Universidade Anhembi Morumbi informa que o Internato está acontecendo para a quase totalidade dos estudantes da unidade Piracicaba. Contudo, algumas poucas atividades de estágio sofreram atrasos pontuais em função de fatores externos e alheios à gestão da Instituição que, proativamente, tomou as providências para a regularização, a fim de que as mesmas tenham início o mais breve possível.

A Instituição informa que os estudantes não terão nenhum impacto acadêmico e que todos os estágios serão cumpridos integralmente, conforme a carga horária prevista no projeto pedagógico, corroborando com a formação de excelência ofertada pela Universidade há mais de 50 anos. Todos os alunos em campo de estágio têm sido informados a respeito das atualizações deste tema.

A Universidade Anhembi Morumbi reforça seu compromisso com a lisura nos processos e que a qualidade acadêmica é fator primordial na formação de seus estudantes”.

Prefeitura

“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que mantém parceria com a Faculdade de Medicina por meio do COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde) e, neste sentido, todos os campos de estágios oferecidos pela municipalidade na rede de Atenção Básica, Especialidades e Urgência e Emergência, seguem funcionando normalmente.
A SMS reforça que o convênio com a Santa Casa de Piracicaba para a oferta de estágio está em vigor e sem registro de problemas em sua execução.

Quanto aos alunos do internato entrevistados pela reportagem, a SMS esclarece que, pelo COAPES não é possível oferecer estágio na rede a estes estudantes, ou seja, o estágio para eles deve ser feito diretamente pela Faculdade de Medicina, que deve oferecer um médico preceptor para orientar o estágio”

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por