História

Alunos do Eduir Scarppari abrem cápsula do tempo

Trabalho foi feito há três anos, quando começou a primeira turma do Programa de Ensino Integral

Ana Cristina Andrade
07/12/2022 às 07:54.
Atualizado em 07/12/2022 às 07:54

Abertura da cápsula do tempo, três anos depois, contou com vários estudantes do ensino integral (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Quando a Escola Estadual Professor Eduir Benedicto Scarppari, instalada na região do Jardim Alvorada, passou a contar com a implementação do PEI - Programa de Ensino Integral -, em 2019, a direção teve a ideia de pedir aos alunos da disciplina “Projeto de Vida” que escrevessem cartinhas para serem colocadas numa cápsula do tempo.

Nada mais foi, segundo a vice-diretora Claudia Marques, do que um norte, um apoio, uma esperança de um futuro de sucesso e de realizações. Anteontem (5), os alunos foram reunidos para a abertura desta cápsula.

Grande era a curiosidade para se saber como estaria o papel que foi colocado três anos atrás dentro da cápsula. Estava tudo intacto, como se a escrita tivesse sido feita há poucos dias.

A estudante Juliana Tereza da Costa, que três anos atrás cursava o 6º Ano “A”, parece estar bem certa do caminho que deseja seguir no futuro. Em sua carta, ela escreveu que seu projeto de vida é terminar de estudar, fazer um curso, arrumar um emprego para pagar a própria faculdade, fazer um intercâmbio em Portugal e estudar Medicina.

“Depois, quando eu estiver bem de vida, vou comprar uma casa em Portugal e trabalhar como médica. Vou comprar um carro”, encerrou a cartinha. 

Camila Fernandes registrou que quer ser psicóloga. Muita gente, segundo ela, fala que não adianta tentar porque é muito difícil. Diz também que para se conquistar o que deseja, basta ter muita força de vontade e dedicação. E ela não desiste de seus sonhos.

Rogério Monte quer ser jogador de futebol. Ele diz que sabe que é preciso estudar, saber jogar, ter malícia. O alundo disse, em sua carta, que pretende ganhar um bom salário para ajudar a família e os amigos.

“A abertura dessa cápsula é uma conquista e também um parâmetro para nosso trabalho, para com os alunos que iniciaram e para os que continuarão”, completou a vice-diretora Claudia. A diretora da escola é Leda Maria Lacerda Zinsly e a supervisora, Iara Morales Lisboa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por