Exportações

Apla e ApexBrasil promovem o Brazil Sugarcane, em Lima, Peru

Ações movimentam US$ 600 milhões/ano

Romualdo Cruz Filho
08/12/2022 às 08:10.
Atualizado em 08/12/2022 às 08:10
Grupo de empresários vai visitar engenhos produtores de açúcar, etanol e outros bioprodutos (Divulgação)

Grupo de empresários vai visitar engenhos produtores de açúcar, etanol e outros bioprodutos (Divulgação)

Missão técnica e comercial será realizada de 12 a 16 de dezembro em Barranca, Lima, Piura e Trujillo 
O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, parceria entre o Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), levará missão técnica-comercial ao Peru, nas cidades de Barranca, Lima, Piura e Trujillo, onde permanecerá de 12 a 16 de dezembro.

A ação vai incrementar as exportações de tecnologia, soluções, máquinas e equipamentos brasileiros para o setor sucroenergético. Nesta missão, representantes de 26 empresas brasileiras visitarão os engenhos produtores de açúcar, etanol e outros bioprodutos derivados da cana-de-açúcar. 

"O setor sucroenergético no Peru encontra-se em pleno desenvolvimento e a tecnologia brasileira é referência para os produtores", disse o diretor-executivo do Apla, Flavio Castellari, organizador da missão no Peru. 

Segundo Castellari, o trabalho desenvolvido pelo projeto de incentivo à exportação Brazil Sugarcane Bioenergy Solution movimenta anualmente certa de US$ 600 milhões, sendo que de Piracicaba participam do cluster 7 empresas especializadas no setor, como Dedini Indústria de Base, General Chains do Brasil, Turbimaq, Unimil, entre outras.

Segundo ele, o mercado peruano de cana-de-açúcar é promissor para acordos bilaterais. "As empresas ligadas ao Projeto Brazil Sugarcane estão preparadas para exportar e conquistar novos negócios fora do Brasil. Na missão, os representantes do Brasil, formado também empresários de Sertãozinho, Sorocaba, São José do Rio Preto, Londrina, por exemplo, irão até os engenhos fazer visita técnica, além da realização de encontros de negócios. Nesta missão está prevista a participação da adida agrícola da embaixada do Brasil em Lima, Angela Pimenta Peres.

Na safra 2021/2022, o Peru espera-se atingir 1,3 milhão de toneladas de açúcar, frente a um volume um pouco menor na safra anterior. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Peru é o país que obtém a melhor produção de cana-de-açúcar do mundo em determinadas áreas plantadas, com perfil diferenciado.

Os principais países compradores de açúcar do Peru são: China, Estados Unidos, Argélia, Bangladesh, Malásia, União Europeia, Coreia do Sul, Nigéria e Emirados Árabes.

Desde 2007, o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution - uma parceria entre o Apla e a ApexBrasil - agrega empresas e instituições públicas e privadas ligadas ao setor sucroenergético, cobrindo a cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar desde o desenvolvimento de tecnologias industriais e agrícolas, fabricação de máquinas e equipamentos, ampliação de variedades de cana e prestação de serviços diversos, até a participação efetiva no desenvolvimento e estruturação de mercados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por