INTERNACIONAL

Argentina confirma seu primeiro caso do novo coronavírus

A Argentina confirmou seu primeiro caso do novo coronavírus em um paciente que voltou de viagem da Itália e está isolado após se apresentar em um posto de saúde, informou nesta terça-feira o ministro da Saúde, Ginés González, em coletiva de imprensa

AFP
03/03/2020 às 17:30.
Atualizado em 07/04/2022 às 09:10

A Argentina confirmou seu primeiro caso do novo coronavírus em um paciente que voltou de viagem da Itália e está isolado após se apresentar em um posto de saúde, informou nesta terça-feira o ministro da Saúde, Ginés González, em coletiva de imprensa.

"Identificamos um primeiro caso. Ele é um paciente que veio da Itália", disse o ministro, que informou se tratar de um homem de 43 anos que também viajou para outras partes da Europa e chegou à Argentina em 1º de março.

O paciente permanece hospitalizado e isolado em uma clínica particular de Buenos Aires, "felizmente com um quadro que não é complicado", acrescentou.

"O que aconteceu não vai se generalizar, tentaremos não generalizar", disse o ministro, garantindo que o sistema de saúde argentino está preparado para enfrentar a situação.

"Existem países que conseguiram controlar a disseminação e outros países que não conseguiram. Tenho toda a esperança e a fé de que esta seja uma situação contida", acrescentou.

Com a confirmação da doença, as autoridades de saúde ativaram um protocolo para a cidade de Buenos Aires, detalhou Carla Vizzotti, secretária do Ministério da Saúde.

Essas são medidas para informar a população e pedir aos que têm sintomas que se abstenham de ir aos hospitais e, em vez disso, pedir atendimento médico em casa. Caso cheguem aos postos de saúde, eles devem ser isolados.

Hernán Quirós, secretário da Saúde da cidade de Buenos Aires, disse que o paciente viajou em primeira classe e "se apresentou ao posto de saúde no mesmo dia em que chegou".

"A possibilidade de contatos locais é muito baixa", disse ele, indicando que seu gabinete se concentra em "identificar passageiros no avião".

Até o momento, na América Latina, havia apenas casos registrados do novo coronavírus no Brasil, no México, no Equador e na República Dominicana. O Chile também informou seu primeiro caso nesta terça.

nn/lda/ll/cc

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por