INTERNACIONAL

As principais datas que marcaram a Primavera Árabe

Desde a queda do tunisiano Zine El Abidine Ben Ali, do egípcio Hosni Mubarak e do líbio Muammar Khaddafi em 2011 até a repressão das revoltas no Bahrein e na Síria, veja a seguir as datas-chave da Primavera Árabe

AFP
23/11/2020 às 12:51.
Atualizado em 24/03/2022 às 02:02

Desde a queda do tunisiano Zine El Abidine Ben Ali, do egípcio Hosni Mubarak e do líbio Muammar Khaddafi em 2011 até a repressão das revoltas no Bahrein e na Síria, veja a seguir as datas-chave da Primavera Árabe.

Em 17 de dezembro de 2010, o jovem vendedor ambulante Mohamed Bouazizi, farto da miséria e das humilhações policiais, ateou fogo a si mesmo em Sidi Bouzid, no centro de Túnis.

Seu ato desesperado desencadeou uma onda de protestos contra o desemprego e o alto custo de vida que se espalhou por todo o país.

No dia 14 de janeiro de 2011, com gritos de "Fora Ben Ali!", milhares de tunisianos saíram às ruas da capital para exigir a saída do presidente, no poder por 23 anos.

Naquela mesma noite, ele fugiu para a Arábia Saudita, tornando-se o primeiro líder de um país árabe a deixar o poder por pressão das ruas.

A "Revolução de Jasmim" deu início à Primavera Árabe com um slogan inequívoco: "O povo quer a queda do regime".

Em 25 de janeiro, milhares de egípcios saíram às ruas do Cairo, Alexandria e muitas outras cidades para exigir a saída de Hosni Mubarak, no poder desde 1981. "Pão, Liberdade, Dignidade", gritaram alguns. "Fora Mubarak", gritaram outros.

A "Revolução de 25 de janeiro" estava em andamento.

Em 11 de fevereiro, quando milhões de pessoas se manifestavam em todo o Egito, Mubarak renunciou e entregou o poder ao exército, causando uma explosão de alegria.

"O povo derrubou o regime!", gritava uma multidão exaltada na Praça Tahrir (Libertação), transformada em um símbolo do protesto.

Em 15 de fevereiro, milhares de manifestantes rebatizaram a Praça da Pérola em Manama como "Praça Tahrir". Os manifestantes exigiam uma verdadeira monarquia constitucional e reformas políticas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por