Prefeitura e Senac

Aulas de inclusão digital a pessoas em situação de vulnerabilidade social

Ação é direcionada a pessoas em situação de rua, usuárias dos serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Da Redação
17/02/2023 às 08:00.
Atualizado em 17/02/2023 às 08:00
W.F.S durante aula de Inclusão Digital (Isabela Borghese)

W.F.S durante aula de Inclusão Digital (Isabela Borghese)

“Não me considero velho, mas um jovem de idade”, assim se apresentou J.F.C., de 64 anos, durante a aula de inclusão digital. O curso, aberto a usuários do Núcleo de Acolhimento Califórnia (NAC), casa de passagem para população adulta em situação de rua, Núcleo de Apoio Social e Centro Pop, serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), está em andamento no Senac, por meio da parceria com o Atendimento Corporativo da instituição. O objetivo é oferecer oportunidade de desenvolvimento profissional a este público.

A parceria tem a finalidade de contribuir para o conhecimento e possível inserção profissional das pessoas em situação de rua, no mercado de trabalho. O curso tem 36 horas e está programado para atender 20 pessoas. Durante as aulas eles aprendem os recursos básicos de informática e Internet, além da familiarização do ambiente Windows, aplicação de diferentes recursos de formatação em documentos, cálculos matemáticos em planilhas, apresentações, redes sociais, navegação, pesquisa na web e informações sobre o mundo do trabalho.

Com olhos atentos ao computador, J.F.C. contou um pouco sobre a sua trajetória de vida, lembrando sempre que, apesar da idade, quer uma oportunidade para recomeçar. “Estão me dando a ferramenta que preciso. Já passei por tantas lutas, principalmente por fazer das ruas a minha casa. As pessoas que se encontram em situação de rua querem uma chance, uma vida melhor. Morar na rua é muito sofrimento, por isso, quero mudança”, ressaltou.

“Vejo que estar aqui é uma oportunidade para mim. Estou aprendendo a usar o computador, de forma a me ajudar com novo conhecimento para conseguir novas oportunidades”, disse W.F.S, de 33 anos.

“A aceitação desse público é uma resposta positiva. Mesmo que sejam poucos, o fato de virem até aqui, encararem uma atividade diferente em sala de aula e laboratórios, demonstra o interesse em aprender e em buscar mudanças. Reflete em nós, enquanto parceiros, o sentimento de que uma boa proposta educacional vale a pena”, comentou Renata Prates, executiva de contas do Senac Piracicaba.

Jardinagem

A parceira entre Prefeitura e Senac também foi realizada com a oferta do curso de jardinagem, entre os meses de janeiro e fevereiro, reunindo cinco pessoas que aprenderam a implantar e manter pequenos jardins, com orientações para o planejamento de canteiros, desde a análise do local, a escolha das plantas, o preparo do solo e o plantio, além de técnicas de reprodução de mudas e montagem de vasos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por