Segurança

Aumento de roubos e furtos no trimestre

Piracicaba registrou, no primeiro trimestre deste ano, 143 roubos em geral, 933 furtos em geral e 112 furtos de veículos

Ana Cristina Andrade
06/05/2022 às 07:58.
Atualizado em 06/05/2022 às 08:00
Nos três primeiros meses deste ano, 112 veículos foram furtados na cidade (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Nos três primeiros meses deste ano, 112 veículos foram furtados na cidade (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Piracicaba registrou, no primeiro trimestre deste ano, 143 roubos em geral, 933 furtos em geral e 112 furtos de veículos. No mesmo período do ano passado foram 137, 851 e 100, respectivamente. Isso significa que houve um aumento neste ano, comparado com o mesmo período do ano passado.

Os dados estão na estatística trimestral da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública). Segundo o delegado seccional Américo Rissato, furto e roubo de outros envolve objetos e outras coisas variadas, tais como fios elétricos, cercas, morões e até telefones celulares.

“Nestes casos, quando as coisas são subtraídas por usuários que tentam manter o vício, nós combatemos o pequeno traficante. Diretamente, fazemos fiscalizações em ferros-velhos”, explica.

“Quanto à subtração de veículos notamos que existe uma migração, tanto do tipo de crime quanto de região. Se combatemos mais um tipo de delito, os criminosos acabam migrando para outro tipo de crime e/ou região”, acrescenta.

Rissato destaca que a polícia nunca prendeu tanto como está prendendo e continua trabalhando, e prendendo, cada dia mais. “A sensação de segurança tende a melhorar, vez que estamos em plena operação sufoco, sem prazo para acabar. A tendência é de diminuição nos índices”.

Os delitos, de acordo com o seccional, também estão sendo mais notificados, ou seja, registrados por conta da facilidade de elaboração do BO eletrônico. “Não recuamos e não vamos recuar um milímetro sequer. Muito pelo contrário, estamos a cada dia mais avançando mais e mais e não dando espaço para a criminalidade”, ressalta.

Há muito a ser feito ainda, segundo Rissato, mas a polícia não vai baixar a guarda. “No que depender da Polícia Civil, a população pode contar conosco, sem tréguas e sem dia e hora para mantermos a população protegida.

Flexibilização

Para o major/PM Neymar, comandante operacional do 10º Batalhão, os registros dos delitos apresentados nos primeiros meses de 2022 vêm acompanhando a flexibilização e aquecimento de todos os setores do país, se comparado com o mesmo período de 2021.

“Apesar do aumento desses registros, ainda estamos abaixo se compararmos a 2019, período antes da pandemia, Isso demonstra o comprometimento das forças de segurança, em especial a Polícia Militar, com suas ações de polícia ostensiva e preservação de ordem pública com os resultados obtidos em abril de 2022”, destaca.

Em abril, de acordo com o major, a produtividade foi de 3.632 ocorrências atendidas, 318 conduções ao Distrito Policial, 11.954 pessoas abordadas, 6.454 veículos e motos vistoriados, 1.406 autos de infração de trânsito, sete menores e cinco armas brancas apreendidos.

“Proteger as pessoas, fazer cumprir as leis, combater o crime e preservar a ordem pública é a nossa missão”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por