INTERNACIONAL

Austrália desmantela célula de espiões estrangeiros

O chefe dos serviços de Inteligência australianos revelou na quarta-feira (18) que o órgão desmantelou em 2020 uma célula de espionagem instalada na Austrália por uma potência estrangeira

AFP
19/03/2021 às 04:33.
Atualizado em 22/03/2022 às 07:57

O chefe dos serviços de Inteligência australianos revelou na quarta-feira (18) que o órgão desmantelou em 2020 uma célula de espionagem instalada na Austrália por uma potência estrangeira.

Mike Burgess, que chefia a Organização de Inteligência de Segurança Australiana (ASIO), não especificou o país e se limitou a apontar que "não é da nossa região".

"Os espiões estabeleceram relações específicas com políticos atuais e antigos, com uma embaixada estrangeira e com um serviço policial", afirmou Burgess em um discurso na quarta-feira à noite.

"Eles tentaram obter informações confidenciais sobre as relações comerciais da Austrália", relatou ele.

"Pediram a um funcionário que lhes fornecesse informações sobre os protocolos de segurança em um grande aeroporto", completou.

Segundo ele, o grupo conseguiu recrutar uma autoridade australiana que tinha "acesso a elementos sensíveis de tecnologia de defesa".

Os agentes estrangeiros foram expulsos da Austrália, completou.

Antes cercada de sigilo, a ASIO saiu das sombras nos últimos anos, buscando dissuadir os serviços secretos estrangeiros, assim como reforçar o recrutamento para suas fileiras.

Burgess falou, em particular, da ameaça dos serviços de Inteligência estrangeiros que operam na Austrália, coincidindo com a preocupação com os esforços da China para desenvolver sua influência na região.

arb/dm/jah/plh/ob/af/lda/tt

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por