Tenente-coronel Golini, comandante do Baep, promotores Maciel Neto e André Camilo, e major Henrique (subcomandante do Baep) (Divulgação)
O Décimo Batalhão de Ações Especiais de Polícia (10<SC210,186> BAEP) que atende a população de Piracicaba e região, realizou anteontem o 1<SC210,186> simpósio de “Ações Especiais de Polícia”, envento que contou, além do efetivo local, com agentes da Polícia Federal e homens do TOR (Tático Ostensivo Rodoviário).
Também participaram representantes do Batalhão de Choque, um médico da Polícia Militar de Campinas e os promotores de Justiça André Camilo e Aloisio Antonio Maciel Neto. - ambos do Gaeco (departamento que combate o crime organizado).
O simpósio, de acordo com o comando do Baep, teve como objetivo nivelar tecnicamente seu efetivo e aprimorar a qualidade do patrulhamento tático oferecido na região. Da parte dos promotores de Justiça foi ministrada uma palestra sobre atualização jurídica na atuação policial.
Maciel Neto disse que o evento foi muito importante uma vez que se teve oportunidade de apresentar, para os policiais, quais são as decisões mais recentes dos tribunais superiores e orientá-los na forma de como conduzir as ocorrências.
“Isso é importante para que tenhamos eficácia e eficiência no cumprimento das funções de segurança pública. Quando conseguimos, por meio de uma orientação, conscientizar os policiais da forma como devem proceder, todos ganham porque o MP consegue exercer seu papel de processar determinada pessoa por um crime e alcançar ao final a devida punição”, observou.
“A Justiça Penal é uma linha contínua, que começa na ocorrência com a PM, passa pela Polícia Civil, chega no MP e termina com uma decisão judicial. E quando todas essas áreas cumprem seus papéis devidamente, a sociedade é quem ganha com a efetivação da justiça e punição dos responsáveis pelos crimes praticados”, declarou.
Para o comandante da PM Rodoviária, capitão Tarcisio Pierobom, o simpósio foi muito interessante. “Participamos com todas as equipes do TOR onde o conhecimento agregado é muito valioso para o aprimoramento das equipes, proporcionando assim mais segurança nas nossas atuações e propiciando melhor qualidade no serviço entregue à sociedade”, disse.
“Não podemos deixar de mencionar a oportunidade de integração das nossas equipes com as do Baep onde, com certeza, isso também é muito importante para as ações que realizamos em conjunto”. O Baep é comandado pelo tenente-coronel Golini.