Capacitação policial

Batalhão de Ações Especiais de Polícia mais capacitado

Durante o período eleitoral, a tropa participou de diversos treinamentos táticos com outras unidades

Ana Cristina Andrade
19/11/2022 às 08:17.
Atualizado em 19/11/2022 às 08:17
Táticas de arrombamento foram treinadas com equipes do Baep e do Grupo de Ações e Táticas Especiais, o GATE, de São Paulo (Divulgação/10º Baep)

Táticas de arrombamento foram treinadas com equipes do Baep e do Grupo de Ações e Táticas Especiais, o GATE, de São Paulo (Divulgação/10º Baep)

O 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), instalado na região do bairro Cecap, em Piracicaba, divulgou ontem os treinamentos de capacitação e outros eventos dos quais eles participaram durante o período eleitoral - a partir do mês de julho até o segundo turno das Eleições 2022, no dia 30 do mês passado.

Dois dos treinos foram com equipes do GATE (Grupo de Ações e Táticas Especiais), de São Paulo, sendo uma das etapas voltada para a capacitação de comandantes de equipes do Baep, sobre como agir em situação de confronto em baixa luminosidade.

O treinamento foi realizado porque analisando confrontos armados envolvendo policiais militares de janeiro de 2008 a outubro deste ano, foi possível verificar que em 61% dos casos, ou seja, na maioria deles, ocorreram em períodos de pouca luz.

A outra parte que envolveu o trabalho com o GATE diz respeito ao uso de lanternas que são próprias para este tipo de combate à criminalidade no período noturno. Do treinamento, que aconteceu num estande de tiro em Piracicaba, contou com 20 operadores do 10º Baep, alunos e mais quatro instrutores do GATE e um promotor de Justiça do Gaeco Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado.

Arrombamento tático

Este treinamento também foi realizado com o GATE, que é subordinado ao 4º Batalhão de Choque, unidade gestora do conhecimento e referência nacional em invasões táticas, combate em ambiente confinado e arrombamentos táticos.

Neste dia, o efetivo do 10º Baep pôde criar um time especializado, para agir em situação onde seja necessária a entrada forçada em um ambiente de ocorrência policial.

Para o comandante do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia, tenente-coronel/PM Golini, como a unidade especializada atua, entre outras ações, no cumprimento de mandados de busca, ações de reintegração de posse, controle de rebeliões, em apoio ao Poder Judiciário, Ministério Público, e polícias irmãs, se faz necessária uma tropa que não seja subjugada ao enfrentar o primeiro obstáculo.

De acordo com ele, os militares poderão usar materiais de arrombamentos adquiridos pelo Batalhão, manusear e fazer a manutenção de aríetes, chaves, alicates, michas, entre outros.
Também houve treinamento junto ao Exército Brasileiro, que envolveu técnicas, táticas e procedimentos de Operações Urbanas, no nível tático empregado no Exército, para Batalhões da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por