INTERNACIONAL

BCE: regras mais flexíveis de reservas bancárias permitirão EUR 1,8 tri em empréstimos

O Banco Central Europeu (BCE) estimou nesta sexta-feira que o relaxamento das regras de capitalização mínima para os bancos permitirá a liberação de 1,8 trilhão de euros adicionais, que poderiam ser usados para empréstimos a empresas e famílias

AFP
20/03/2020 às 14:27.
Atualizado em 04/04/2022 às 23:25

O Banco Central Europeu (BCE) estimou nesta sexta-feira que o relaxamento das regras de capitalização mínima para os bancos permitirá a liberação de 1,8 trilhão de euros adicionais, que poderiam ser usados para empréstimos a empresas e famílias.

Essa flexibilização, anunciada em 12 de março, permitirá "potencialmente financiar até 1,8 trilhão de euros em empréstimos para famílias e empresas que precisam de liquidez adicional", afirmou o comunicado.

A autoridade supervisora de cerca de 120 grandes bancos da zona do euro aceitará que os bancos parem de catalogar empréstimos vencidos como tal quando recorrerem a garantias públicas concedidas no contexto do coronavírus.

O mesmo acontecerá com os empréstimos insolventes depois de receberem a garantia pública.

A flexibilidade será "total" com os bancos que implementarem estratégias para reduzir empréstimos não rentáveis, acrescentou o comunicado.

jpl/ys/af/jz/CC

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por