INTERNACIONAL

Biden assume como o 46º presidente dos EUA e promete 'um novo dia'

Joe Biden tomou posse como o 46º presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira (20) e prometeu "um novo dia", após quatro anos tumultuados do governo de Donald Trump, que, ausente da posse, deixou Washington com a promessa de voltar "de alguma forma"

AFP
21/01/2021 às 01:44.
Atualizado em 23/03/2022 às 21:04

Joe Biden tomou posse como o 46º presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira (20) e prometeu "um novo dia", após quatro anos tumultuados do governo de Donald Trump, que, ausente da posse, deixou Washington com a promessa de voltar "de alguma forma".

Com a mão esquerda em uma Bíblia de família, Biden, de 78 anos, prestou juramento perante o presidente da Suprema Corte, John Roberts, comprometendo-se a "preservar, proteger e defender a Constituição".

"Hoje é o dia da democracia", disse ele em um meio-dia frio, mas ensolarado, na blindada capital federal.

Em sua fala, o político veterano afirmou que os Estados Unidos enfrentam "o surgimento do extremismo político, a supremacia branca, o terrorismo doméstico", mas afirmou que estas ameaças serão derrotadas.

Kamala Harris, de 56 anos, prestou juramento momentos antes perante a juíza progressista Sonia Sotomayor, tornando-se a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos.

"É um novo dia nos Estados Unidos", tuitou mais cedo Biden, que, em um sinal de unidade, foi à missa em uma igreja católica ao lado de líderes democratas e republicanos do Congresso.

A cerimônia de posse, na qual Lady Gaga cantou o hino nacional e Jennifer Lopez apresentou o clássico "This Land Is Your Land", foi realizada sob forte esquema de segurança após a invasão do Capitólio por partidários de Trump há exatamente duas semanas.

Cerca de 25.000 membros da Guarda Nacional e milhares de policiais de todo o país foram enviados a Washington, onde o tráfego foi interrompido no centro da cidade, onde a paisagem lembrava um campo militar.

O caos desencadeado em 6 de janeiro, durante a certificação da vitória eleitoral de Biden pelo Congresso, deixou cinco mortos e levou a um segundo impeachment histórico de Trump pela Câmara de Representantes controlada pelos democratas, desta vez por "incitar a insurreição".

A ausência de Trump na cerimônia foi uma quebra em 150 anos de tradição republicana, mas seu governo foi representado pelo vice-presidente em fim de mandato, Mike Pence.

Os ex-presidentes democratas Barack Obama e Bill Clinton e o republicano George W. Bush também se juntaram a Biden e Harris.

Com o público em geral impedido de comparecer pela pandemia, 200.000 bandeiras foram expostas na esplanada do National Mall representando as multidões ausentes.

Biden, presidente mais velho a tomar posse, chega à Casa Branca em sua terceira candidatura e depois de oito anos servindo como vice-presidente de Obama. Terá de enfrentar enormes desafios com a pandemia de covid-19, que já matou mais de 400.000 pessoas nos Estados Unidos.

Harris, filha de imigrantes indianos e jamaicanos, tornou-se a mulher de maior posição na história da América e a primeira negra e sul-asiática a servir como vice-presidente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por