Os Estados Unidos defenderão "a solução de dois Estados" para o conflito israelense-palestino durante o governo de Joe Biden, disse nesta terça-feira (19) o secretário de Estado nomeado pelo futuro presidente, Antony Blinken
Os Estados Unidos defenderão "a solução de dois Estados" para o conflito israelense-palestino durante o governo de Joe Biden, disse nesta terça-feira (19) o secretário de Estado nomeado pelo futuro presidente, Antony Blinken.
Em uma audiência no Comitê de Relações Exteriores do Senado para sua confirmação no cargo, Blinken disse que esta é "a única maneira" de resolver o conflito, embora tenha reconhecido que não é uma solução "realista" no "curto prazo".
O presidente em fim de mandato, Donald Trump, apoiou Israel incondicionalmente e buscou isolar a liderança palestina, apoiando apenas um Estado limitado e desmilitarizado.
"A única forma de assegurar o futuro de Israel como um Estado judeu e democrático e de dar aos palestinos um Estado ao qual têm direito é através da chamada solução de dois Estados", afirmou.
Mas, disse acreditar que "sendo realista, é difícil ver perspectivas de curto prazo para avançar nisso".
"Seria importante assegurar-se que nenhuma das partes tome medidas que dificultem ainda mais o processo, já complexo", disse.
A Autoridade Palestina recusou-se a manter contato com Trump, acusando-o de mostrar uma clara inclinação a favor de Israel, com medidas importantes como transferir a embaixada dos Estados Unidos para a disputada cidade de Jerusalém.
sct/sst/yow/lda/mvv