Legislativo a partir de 2025

Câmara Municipal conservadora

Eleitor renova apenas nove cadeiras da Casa, e segue com apenas três mulheres

Rogério Verzignasse
08/10/2024 às 07:15.
Atualizado em 08/10/2024 às 07:15
A presença feminina continua baixa no Legislativo (Davi Negri)

A presença feminina continua baixa no Legislativo (Davi Negri)

O eleitor piracicabano foi conservador e reelegeu 14 dos 23 vereadores da Câmara Municipal. Apenas nove eleitos - ou 39,13% do total - representam renovação do plenário. Vale dizer, a título de comparação, que seis eleitores, a cada grupo de dez, seguiu prestigiando a composição da Casa. 

Ficaram sem a vaga candidatos que, apesar de terem conquistado votação expressiva, não participaram da composição da nova Câmara por conta do coeficiente eleitoral, já que as vagas são distribuídas de acordo com a votação máxima de cada legenda. 

Mesmo que um candidato não tenha alcançado uma das 23 maiores votações, ele conquistou a vaga graças ao desempenho do seu partido. Caso de Fabrício Polezi (PL) e Josef Borges (PP)eleitos, que tiveram menos votos que os concorrentes Zé Luiz (Solidariedade), 1.813 votos, e Douglas Koga (Novo), 1.736, que não conquistaram cadeiras. 

Outro candidato com votação expressiva foi Gilmar Rotta, que teve 2.674 votos mais foi "voz solitária" no PDT, partido que não conseguiu eleger um único vereador.

A eleição também mostrou que quem quer que seja o prefeito eleito, ele vai ter de lutar para obter apoio do Legislativo aos seus projetos. Barjas Negri, por exemplo, tem cinco vereadores eleitos. Helinho tem quatro. 

Quando o novo governo começar, o chefe do Executivo terá de conquistar votos de edis que não pertencem às suas coligações partidárias na campanha.
O PL, alavancado pela boa campanha de Alex Madureira, foi o partido que fez mais cadeiras (5). Em seguida, aparecem PSDB (4), Avante, PSD e. Republicanos (2), MDB. PP, PRD, PRTB, PV, Solidariedade e União (todos com um vereador eleito.
Elas 

A presença feminina continua baixa no Legislativo. Além de votar na direita, e rejeitar grandes mudanças na composição da Câmara, o eleitor piracicabano optou por manter apenas três mulheres, reelegendo: Alessandra Bellucci (Avante), Sílvia Morales do Mandato Coletivo (PV) e Rai de Almeida PT.

Os campeões
Ary Pedroso (PL). Cássio Fala Pira (PL) e André Bandeira (PSDB), reeleitos, obtiveram mais de quatro mil votos cada e comemoram a aprovação de seus mandatos atuais pelos moradores da cidade. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por