Com a participação de representantes da academia, setor produtivo, governo e sociedade, começa hoje a 4ª edição da Esalqshow, evento que deverá reunir três mil pessoas até sábado, dia 8
Última edição presencial do encontro foi realizada em 2019. Neste ano, cerca de três mil pessoas devem participar do evento (Gerhard Waller (USPESALQ - DvComun))
A cadeia produtiva da cana-de-açúcar é o tema da 4ª edição do Esalqshow, que será realizado entre os dias 5 e 8 de outubro na Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). O encontro reúne representantes da academia, setor produtivo, governo e sociedade, que participarão de conferências, painéis, exposições e fóruns sobre o setor sucroenergético.
Durante o período, estarão disponíveis ao público exposição de projetos educativos, módulos técnicos de cana, visitas guiadas em projetos ambientais, atividades culturais e praça de alimentação.
A expectativa dos organizadores é receber cerca de 3.000 pessoas, incluindo estudantes de ensino fundamental, ensino médio e superior, profissionais ligados ao agronegócio, produtores rurais, representantes das várias instâncias de governo e população, em geral.
O evento é organizado pela da Esalq-USP, que conta com parceira institucional da Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz), apoio institucional de cerca de 20 entidades, 8 mídias parceiras e 11 empresas patrocinadoras.
O objetivo, de acordo com os organizadores, é divulgar conhecimento e ampliar o debate técnico, bem como abrir as portas da universidade para a sociedade saber mais sobre seus projetos de extensão universitária.
Polo da cadeia sucroenergética, Piracicaba foi considerada pelos organizadores como a cidade ideal para sediar evento sobre o setor por reunir universidades, empresas, entidades, startups, produtores rurais, pesquisadores e estudantes que desempenham atividades na temática central desta edição.
A 4ª edição do Esalqshow marca a retomada presencial do evento, que teve a 3ª edição em 2019, antes da pandemia de Covid-19. Em 2021, os organizadores realizaram uma série de Encontros Preparatórios, que serviram para amadurecer as discussões acerca do tema central deste ano.
Programação
5 de outubro
- 18h - Instalação do Gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo;
- 18h30 - Abertura solene da 4ª edição do EsalqShow;
- 19h - Graduação de empresa residente da Esalqtec - IMBR Agro;
- 19h15 - Conferência de Abertura da 4ª edição do EsalqShow - O Agro Brasileiro, ESG e a inserção internacional, com Marcello Brito, coordenador da Academia Global do Agronegócio na Fundação Dom Cabral.
- 19h45 - Painel 1 - Políticas Públicas no Setor Sucroenergético - Coordenador e moderador: Ricardo Ribeiro Rodrigues, professor do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq-USP;
Durante os dias 5, 6, 7 e 8 de outubro, serão realizadas sessões orais e atividades expositivas em anfiteatros, pavilhões, áreas externas de convivência e também no gramado em frente ao Edifício Central do Campus Luiz de Queiroz.
A programação completa está disponível no site: https://fealq.org.br/esalqshow/programacao.