Divino Espírito Santo

Carreata da fé percorreu ruas de Piracicaba no domingo

Confira a programação completa da 196ª Festa do Divino Espirito Santo

Da Redação
07/06/2022 às 07:03.
Atualizado em 07/06/2022 às 07:04

Bandeira Oficial do Divino Espírito Santo foi conduzida pelo caminhão da brigada (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Emoção marcou a passagem da Bandeira do Divino Espírito Santo pelas ruas e avenidas de Piracicaba no último domingo. Foi a terceira Carreata da Fé - Caminhos do Divino, realizada pela Irmandade do Divino Espírito Santo, simbolizando o envio das Bandeiras, conforme observa o presidente Victor Toti. O evento faz parte da programação da 196ª Festa do Divino Espirito Santo que será realizada de 10 a 17 de julho, na Rua do Porto.

A concentração foi na Rua do Porto, em frente ao Largo dos Pescadores. Depois da oração, a carreata partiu tendo o carro de Toti à frente, seguido pelo veículo da brigada, levando a bandeira oficial da festa, e dezenas carros. A maioria com a bandeira do Divino para fora da janela. Buzinas e a sirene avisavam os moradores que a carreata do Divino estava passando. 

“Foi muito emocionante. As pessoas aguardavam em frente às casas, com imagens, bandeiras, pano vermelho”, comentou. Na Rua do Porto, uma moradora colocou uma mesinha, com um vaso de flores e duas bandeiras para externar a sua fé. Chamou a atenção de Toti, também, a reação das pessoas que estavam nos bares. “Elas ficavam em pé, saudavam e rezavam”. conta. 

Programação 

Os voluntários já estão se movimentando para preparar a tradicional festa. A expectativa é grande, já que não foi realizada nos últimos dois anos por causa da pandemia. A programação prossegue em julho. Confira:

11, 12 e 13 de julho - Às 20h, no Salão de Festas do Divino, acontece o Tríduo Solene. São três missas proferidas por padres diferentes. No final do evento é vendido o Bolo do Divino Espírito Santo. A expectativa é de que pelo menos 200 quilos do quitute sejam comercializados junto aos fiéis.

14 de julho - Nesta quinta-feira, a partir das 20h, início dos comes e bebes, mais atrações musicais abertas aos visitantes, no entorno do Largo dos Pescadores. A cozinha da Irmandade estará atendendo aos pedidos e haverá barraquinhas nas ruas laterais. 

15 de julho - Será realizada nesta sexta-feira o grande leilão de prendas. O destaque fica para a apresentação musical da Banda União Operária. Além do show pirotécnico. Com início às 20h. 

16 de julho - A partir das 12h, festa no Salão da Irmandade e no entorno. Às 14h, o grupo de Congada se apresenta; às 15h é a vez da procissão com mortalha. Finalmente, às 16h, o Encontro das Bandeiras. Às 17h, missa do Encontro das Bandeiras com o bispo Dom Devair e Monsenhor Ronaldo Aguarelli. Após a missa, mais festa com atração musical.

17 de julho - É o domingo de encerramento. As atividades começam às 9h, com missa do Monsenhor Ronaldo. Depois será servida a tradicional macarronada, com a entrega da Bandeira aos festeiros de 2023.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por