Saúde

Casos de dengue caem 73% em Piracicaba

Neste ano, foram 1.436 casos positivos e um óbito pela doença

Romualdo Cruz Filho
26/10/2022 às 08:28.
Atualizado em 26/10/2022 às 08:30
Números de casos e de notificações cairam de janeiro a outubro (Divulgação)

Números de casos e de notificações cairam de janeiro a outubro (Divulgação)

Piracicaba registrou queda de 73% nos casos positivos para dengue de janeiro a 21 de outubro deste ano, comparado com o mesmo período de 2021. De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica (VE), neste ano foram 1.436 casos positivos e um óbito pela doença ante 5.333 confirmações e um óbito no ano passado. A queda também acontece no número de casos notificados, saindo de 13.798 em 2021 para 7.487 em 2022, ou seja, volume 45,7% menor.

Filemon Silvano, secretário de Saúde, considera a redução dos casos reflexo do empenho das equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA). "Passamos por um período de frio mais intenso, em que o Aedes aegypti tem mais dificuldade para se proliferar, porém, não podemos esquecer que o mosquito vive dentro da nossa casa. Isso significa que é o local onde encontra criadouros, abrigos e sangue, que é seu alimento básico, elementos que definem as condições adequadas para a reprodução desses vetores. Por isso é importante eliminarmos todos os criadouros e o apoio da população é muito necessário nessa tarefa", enfatizou.

Filemon Silvano reforça que os agentes do PMCA sempre trabalham de forma preventiva ao longo do ano, visitando todos os imóveis do município, orientando, retirando criadouros e, quando necessário, colocando larvicida em potenciais criadouros, além de realizar mutirões e arrastões de combate à dengue.

"Também visitam constantemente pontos estratégicos, como imóveis fechados (sem moradores) e em imóveis que estão em obras. Todas as quintas-feiras, os agentes executam entradas forçadas em imóveis (quando o proprietário não é localizado). Em casos de irregularidades, é feito notificação e auto de infração (multa)", explicou o secretário.

Arrastão da Dengue

A ação é realizada pelo Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya e febre amarela urbana.

"Neste ano, após 29 ações, foram recolhidos mais de 152 toneladas de inservíveis (potenciai scriadouros) em mais de 100 bairros da cidade. Somente no último sábado, 22/10, as equipes passaram pelos bairros Costa Rica, Belvedere, Minas Nova e Jardim Paraíso, onde foram recolhidos mais de 4,9 toneladas", afirmou o secretário de Saúde, acrescentado que a próxima atividade vai acontecer dia 29/10, sábado, das 8h às 14h, em oito bairros na região do Morumbi.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por