A INVESTIGAÇÃO

CE do Semae vai à votação na segunda-feira

Projeto de resolução que constitui Comissão de Estudos entrará na pauta

Da Redação
correiopontocom@rac.com.br
22/03/2019 às 10:29.
Atualizado em 28/04/2022 às 00:01

Presidente do Legislativo. Gilmar Rotta quer o projeto da CE do Semae em discussão (Fabrice Desmonts)

Sexta-feira, 22 de março de 2019 O presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta (MDB), determinou a inclusão do projeto de resolução 3/2019, que constitui Comissão de Estudos, com a finalidade de avaliar os problemas relacionados ao Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), na pauta da reunião ordinária desta segunda-feira (25). Para o chefe do Legislativo, os prazos regimentais necessários para que as Comissões avaliassem o conteúdo foram dados e não há mais motivo para esperar a apreciação da matéria em Plenário. De autoria do vereador Laércio Trevisan Júnior (PR), a propositura prevê que a Comissão analisará problemas operacionais e administrativos em relação à falta de água, tarifas e problemas estruturais e, para isso, poderá consultar os servidores públicos da autarquia, convocar e/ou convidar pessoas físicas e/ou jurídicas para esclarecimentos, analisar contratos firmados pelo Semae com empresas terceirizadas e em relação à PPP (Parceria Público-Privada) firmada para gestão do setor de esgoto. Ao final dos trabalhos, a Comissão deverá elaborar relatório e encaminhar para apreciação do plenário, tonando público o resultado. Segundo o PR, que será analisado na segunda-feira, o grupo poderá apresentar proposituras que venham a ser consideradas oportunas com os devidos pedidos de providências. “Este assunto tem provocado grande expectativa na população e nossa tarefa é garantir transparência em todo processo e levar ao plenário uma propositura consistente e legalmente apta à votação”, disse Gilmar. A análise do presidente reflete a tramitação da proposta nas Comissões. Protocolada no recesso parlamentar, em 28 de janeiro, iniciou a tramitação, conforme determina o Regimento Interno, após dada entrada na 1ª reunião ordinária do ano, em 4 de fevereiro. No dia seguinte, o Departamento de Assuntos Jurídico encaminhou o texto à CLJR (Comissão de Legislação de Justiça e Redação), que emitiu parecer favorável. Em 12 de março, o PR 3/2019 chegou nas Comissões Permanentes de Finanças e Orçamento e de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas, que, em parecer conjunto, também foram favoráveis à matéria. No último dia 18, o texto ficou apto a votação. Na tarde desta quinta-feira (21), o assunto foi discutido no Colégio de Líderes e, com anuência do presidente Gilmar Rotta, está na Pauta da Ordem do Dia da 14ª reunião ordinária, agendada para segunda-feira, no Plenário 'Francisco Antonio Coelho'. Se o PR for aprovado – a votação é definida por maioria simples dos presentes em Plenário –, a Presidência da Casa emite ato para nomeação e os trabalhos devem se encerrar em até 120 dias, prazo que pode ser prorrogado por igual período a pedido da Comissão. O presidente analisou que, com o processo permeado de cuidados, a legitimação do ato está respaldada jurídica e regimentalmente. “Todos os passos previstos em nosso regimento estão sendo minuciosamente acompanhados pelos Departamentos de Assuntos Jurídicos e de Assuntos Legislativos, cabendo aos vereadores, municiados de informações seguras da legalidade, tomarem a decisão de seus votos”, disse.

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