Covid-19

Centros de Testagem já realizaram 10.455 testes desde 25 de abril

Deste índice, 3.017 deram resultados positivos, correspondente a quase 29% do total

Romualdo Cruz Filho
20/07/2022 às 06:52.
Atualizado em 20/07/2022 às 06:57
Centros de Testagem atendem de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h30, informa a Secretaria da Saúde (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Centros de Testagem atendem de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h30, informa a Secretaria da Saúde (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Desde o dia 25 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passou a disponibilizar Centros de Testagem por demanda espontânea para investigação epidemiológica de Covid-19. Até segunda-feira (18), as unidades disponíveis realizaram 10.455 testes rápidos de antígeno, sendo 3.017 com resultados positivos, correspondente a quase 29% do total.

A iniciativa estava relacionada à forte disseminação do vírus de novas cepas, mais contagiantes, portanto menos letais, por atacarem com menor intensidade as vias respiratórias. Diferente das cepas anteriores, que atacavam fortemente o pulmão, demandando estrutura ampla de leitos na rede pública. 
No início, as duas unidades que começaram com o serviço foram Crab Santa Terezinha e Crab Piracicamirim, que atenderam até o dia 4 de julho. Período em que realizaram 2.073 testes, com 523 positivados, ou seja, 25% do total. 

De 6 de junho até 1º de julho, os atendimentos passaram a acontecer em outros quatro locais: Crabs Cecap e Vila Cristina e nas UBSs Alvorada e Caxambu. Portanto, com seis unidades em ação, foram realizados mais 4.885 testes, com 1.374 positivados, equivalente a 28% do total. 

A partir de 4 de julho, o Crab Vila Sônia também passou a realizar o serviço, aumentando assim para sete os Centros de Testagem para Covid em todo município. De 4 a 18 de julho todas essas unidades juntas realizaram mais 3.497 testes, com 1.120 positivados, ou seja, 32% do total.

De acordo com a SMS, o monitoramento dos casos de síndrome gripais e respiratórias tem sido permanente, principalmente por se tratar de um período frio e de clima muito seco, o que acarreta aumento nos casos de doenças respiratórias bem como a procura por atendimento médico, seja na rede de atenção básica ou nas unidades de pronto atendimento (UPAs).

Orientações

Além disso, a SMS lembra que, apesar de a máscara não ser mais obrigatória, é muito importante não baixar a guarda e manter a sua utilização, "pois ainda vivemos em situação de pandemia", observa o secretário de Saúde Filemon Silvano. "Desta forma, a SMS reitera que a população mantenha a atenção aos cuidados como utilização do álcool gel para higienização das mãos e o uso das máscaras, principalmente, em locais fechados ou com grande concentração de pessoas. Além disso, é importante que o cidadão continue se vacinando contra a Covid-19 e também contra a gripe/influenza".

O funcionamento dos sete Centros de Testagem é de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h30. Para ter acesso ao teste rápido, a pessoa deve procurar um dos Centros de Testagem com documento pessoal com foto e CPF. Farão o teste as pessoas que apresentam sintomas gripais e respiratórios ou que tiveram contato com alguém suspeito/positivo para a Covid-19. 

Em caso de resultado positivo, a pessoa é orientada pela equipe da unidade quanto aos sintomas, tratamento e isolamento. Caso o paciente precise de atestado médico, é encaminhado para atendimento em uma das quatro UPAs do município.

VacinaPira 

Estão liberadas novas vagas para agendamento da vacinação contra a Covid-19, pelo site vacinapira.piracicaba.sp.gov.br, a partir das 8h30.

Os grupos beneficiados serão:
- 3ª dose para pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, quatro meses
- 3ª dose para pessoas com 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, 28 dias
- 3ª dose para adolescentes (12 a 17 anos) com alto grau de imunossupressão que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, oito semanas
-  4ª dose para pessoas com 40 anos ou mais que tomaram a 3<SC210,170> dose há, pelo menos, quatro meses
- 4ª dose para pessoas com 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão que tomaram a 3ª dose há, pelo menos, quatro meses
- 5ª dose para pessoas com 50 anos ou mais com alto grau de imunossupressão que tomaram a 4ª dose há, pelo menos, quatro meses.


Há também vagas disponíveis para outros grupos, o que também pode ser consultado no mesmo site.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por