INTERNACIONAL

China impõe tarifas adicionais ao vinho australiano

A China anunciou nesta quinta-feira novas tarifas para os vinhos australianos, adicionadas às grandes taxas contra a concorrência desleal adotadas no mês passado em um contexto de tensão diplomática

AFP
10/12/2020 às 07:08.
Atualizado em 24/03/2022 às 04:02

A China anunciou nesta quinta-feira novas tarifas para os vinhos australianos, adicionadas às grandes taxas contra a concorrência desleal adotadas no mês passado em um contexto de tensão diplomática.

As relações entre os dois países começaram a piorar em 2018, quando a Austrália excluiu o grupo chinês das telecomunicações Huawei da implementação da rede 5G, alegando razões de segurança nacional.

A situação piorou quando, em abril, Canberra pediu uma investigação internacional independente sobre a origem da covid-19. Uma demanda que Pequim considera motivada por razões políticas.

As novas tarifas anti-subsídios, de entre 6,3 e 6,4%, serão aplicadas a partir de sexta-feira e são consequência de uma investigação iniciada em agosto, segundo o ministério chinês do Comércio.

Estas são adicionadas às taxas compensatórias antidumping (de 107,1 a 212,1%) que a China adotou em novembro contra os vinhos australianos.

"A autoridade responsável pela investigação determinou, em caráter preliminar, que há subsídios aos vinhos importados da Austrália, que a indústria vinícola (chinesa) sofreu um prejuízo importante e que existe uma relação entre os subsídios e o prejuízo", afirmou o ministério.

bys/ehl/bar/am/af/lda/fp

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por