INTERNACIONAL

Cinco pontos sobre o Programa Mundial de Alimentos da ONU, Nobel da Paz 2020

Vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2020, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) é uma organização poderosa que opera há quase seis décadas em áreas assoladas por desastres naturais, ou por conflitos armados, para levar ajuda emergencial a populações sem recursos

AFP
09/10/2020 às 10:37.
Atualizado em 24/03/2022 às 11:01

Vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2020, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) é uma organização poderosa que opera há quase seis décadas em áreas assoladas por desastres naturais, ou por conflitos armados, para levar ajuda emergencial a populações sem recursos.

Conheça mais sobre esta agência das Nações Unidas, com sede em Roma:

O PMA foi criado em 1962, a pedido do então presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower, para dotar oficialmente a recém-criada ONU de uma agência alimentar.

Na realidade, "o PMA nasceu do desejo do governo americano de apoiar sua agricultura nacional, comprando os excedentes agrícolas nos Estados Unidos e distribuindo-os nos países em desenvolvimento", explica um funcionário do PMA, que pediu para não ser identificado.

O PMA tinha apenas alguns meses de existência, quando um terremoto atingiu o norte do Irã, matando 12.000 pessoas.

Em 1963, foi lançado o primeiro projeto de alimentação escolar do PMA e, em 1965, a agência foi plenamente integrada às Nações Unidas.

Pelo menos 1,1 milhão de mulheres e crianças menores de cinco anos se beneficiam do apoio nutricional do PAM todos os meses, como acontece na Síria.

O PMA também trabalha na República Democrática do Congo, nos estados afetados pela insurreição do Boko Haram na Nigéria, em Burkina Faso, no Mali, no Níger e no Sudão do Sul.

"A resposta de emergência [do PMA] no Iêmen é a maior do mundo", relata a organização em seu site, acrescentando que cerca de 10 milhões de iemenitas "estão em situação de insegurança alimentar aguda".

O PMA freta o equivalente a 5.600 caminhões, 30 navios e quase 100 aeronaves todos os dias, geralmente por meio de ONGs e de transportadoras privadas. Em nível local, em alguns países, o programa alcança áreas remotas de burro.

Ao longo de sua trajetória, o PMA mostrou grande "sofisticação" em seus meios de atuação.

Embora suas primeiras missões consistissem, principalmente, em levar alimentos do ponto A para o ponto B, hoje, o PMA opera por meio de programas alimentares, educacionais e nutricionais; distribui os fundos arrecadados para fazer o melhor uso deles; assim como vales-compra, ou mesmo quantias em dinheiro.

Seu papel na educação das populações para que adotem uma boa alimentação também é essencial.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por