Urgência e emergência

Cirurgias eletivas: serão 24 por fim de semana

Mutirão será realizado no Hospital Regional de Piracicaba

Da Redação
27/05/2022 às 07:07.
Atualizado em 27/05/2022 às 07:07
Bruno Pereira: Contrato de três meses e 300 cirurgias (Divulgação)

Bruno Pereira: Contrato de três meses e 300 cirurgias (Divulgação)

O Grupo Surgical, especializado em cirurgias de urgência e emergência, foi contratado para realizar um mutirão de cirurgias eletivas em Piracicaba. No total, são realizadas 24 cirurgias por fim de semana.

O objetivo é diminuir a fila de espera por este tipo de procedimento, já que a pandemia aumentou ainda mais a espera. As cirurgias estão sendo realizadas no Hospital Regional de Piracicaba Dra. Zilda Arns, que pertence ao governo estadual.

“Como é rotineiro em mutirões, são realizadas cirurgias de baixa complexidade, como a de vesícula, cirurgias orificiais anais e cirurgias de hérnias, inguinais e umbilicais, essencialmente”, explica o CEO do Grupo Surgical, o cirurgião Bruno Pereira.

De acordo com ele, o contrato inicial, formalizado após um edital via Fascamp (Fundação da Área de Saúde de Campinas), é de três meses, com possibilidade de prorrogação. “Neste período, vamos realizar quase 300 cirurgias. Todas são feitas aos sábados e domingos para não atrapalhar o fluxo do hospital”, conta.

Ele explica que os pacientes, que já estavam em uma fila aguardando os procedimentos eletivos, são avaliados em ambulatório antes de serem encaminhados para a cirurgia. No total, são três cirurgiões do grupo por fim de semana trabalhando 12 horas consecutivas no sábado e no domingo para a realização das 24 cirurgias em dois dias. A equipe de anestesia e de instrumentação são disponibilizadas pelo próprio hospital.

Mutirão estadual

O governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou anteontem (25), o Mutirão das Cirurgias para zerar a fila de mais de 538,1 mil cirurgias cadastradas hoje na Central de Regulação (Cross).

Para acabar com a demanda reprimida, haverá cirurgias extras na rede estadual, remuneração dobrada nos hospitais do SUS e a contratação de serviços privados.
“Recebemos essa notícia de maneira muito positiva.

A experiência em Piracicaba nos mostra que é possível fazer um mutirão com qualidade e atender todas as pessoas a espera de uma cirurgia”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por