Bioinsumos

CJ do Brasil conclui expansão da fábrica de aminoácidos

O fornecimento da treonina e de triptofano no país que dependeu inteiramente de importações, conta com a fábrica de Piracicaba que supre a demanda interna

Da Redação
25/05/2023 às 07:23.
Atualizado em 25/05/2023 às 07:24
Presidente da fábrica no Brasil, Sang Young Bae, diretores e o prefeito Luciano Almeida descerram a fita inaugural (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Presidente da fábrica no Brasil, Sang Young Bae, diretores e o prefeito Luciano Almeida descerram a fita inaugural (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

A CJ do Brasil inaugurou ontem a conclusão das obras de expansão de sua fábrica de bioinsumos em Piracicaba.

A empresa que produz e comercializa aminoácidos para nutrição animal no país é subsidiária da multinacional CJ BIO, empresa global em biotecnologia verde com 6 instalações produtivas e 5 empresas comercializadoras pelo mundo. Trata-se da única empresa global que oferece os 8 tipos de aminoácidos para nutrição animal nas formas de pó, líquido e grânulos, trazendo soluções inovadoras aos clientes com uma rede de fornecimento contínuo e estável.

A expansão das instalações fabris que teve início em 2021 é resultado de um investimento de 210 milhões de dólares, através da qual a empresa se tornou a única base produtiva de múltiplos aminoácidos da América Latina capaz de oferecer os 4 principais aminoácidos para nutrição animal, pois, além da lisina e do triptofano que já produzia, passará a incluir a treonina e a valina em seu portfólio. Com isso, a expectativa é que a CJ do Brasil contribua para a autossuficiência em aminoácidos para nutrição animal do país.

O fornecimento da treonina e de triptofano no país que dependeu inteiramente de importações, conta com a fábrica de Piracicaba que supre a demanda interna. 

A partir de agora, a CJ do Brasil planeja ampliar a sua atuação para além do Brasil e da América Latina, exportar também para a América do Norte e Europa, como uma base produtiva global de aminoácidos.
Além disso, a CJ do Brasil também lançou, pela primeira vez no mundo, o triptofano, a treonina e a valina em formato de grânulos, formato este que apresenta características melhoradas em fluidez e misturabilidade em relação aos produtos em pó, aumentando a eficiência da produção da nutrição animal e diminuindo a geração de pó no processo de produção.

O projeto de expansão vem contribuindo também na dinamização da economia local. Dos 210 milhões de dólares investidos, 80% foram gastos dentro do país, e a geração de empregos deverá atingir 250 postos de trabalho direto, e 1.200 postos se incluir os indiretos.

Os investimentos diretos da CJ do Brasil em solo brasileiro mostram um histórico de pioneirismo e continuidade, pois, a empresa foi a primeira coreana a se estabelecer em Piracicaba em 2007, com um investimento de 150 milhões de dólares. Desde então, a CJ do Brasil tem aumentado a sua competitividade por meio de investimentos continuados em inovação tecnológica: realizou 3 expansões das linhas de produção da lisina até 2019, e, em 2021, lançou o triptofano-pro.

Os aminoácidos são essenciais para nutrição animal, assim como os grãos, e são fornecidos como aditivos para nutrição animal, representando, portanto, uma ponte de ligação importante entre a produção de grãos/aminoácidos e a pecuária, duas das indústrias essenciais da economia brasileira.

Por meio deste investimento, a CJ do Brasil pretende reduzir a dependência do país em importações dos 4 principais aminoácidos, possibilitando um suprimento mais estabilizado e fortalecendo a competitividade estrutural da agropecuária brasileira.

A expectativa é que a empresa contribua na melhoria da cadeia de suprimentos de alimento no país, bem como da competitividade em exportações.
Por outro lado, no aspecto produtivo, a fábrica de Piracicaba utiliza a cana-de-açúcarcomo matéria prima principal, uma fonte renovável, além de fazer uso da energia provinda de biomassa no processo fabril, minimizando a produção de gás estufa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por