O Comitê Constitucional da Síria conseguiu chegar a um acordo sobre uma data, 25 de janeiro, e uma programação para sua próxima reunião em Genebra sobre uma revisão da Constituição, disse o enviado da ONU para a Síria nesta sexta-feira (4)
O Comitê Constitucional da Síria conseguiu chegar a um acordo sobre uma data, 25 de janeiro, e uma programação para sua próxima reunião em Genebra sobre uma revisão da Constituição, disse o enviado da ONU para a Síria nesta sexta-feira (4).
"Estou muito feliz em poder informar que o comitê concordou - e acho que esta é a primeira vez que conseguiu fazê-lo - (...) sobre uma programação e uma data para a próxima reunião", afirmou Geir Pedersen, em coletiva de imprensa em Genebra, após cinco dias de negociações.
O Comitê Constitucional, formado por 45 pessoas (representando partes iguais do governo de Damasco, da oposição e da sociedade civil), se reuniu na segunda-feira pela quarta vez desde outubro de 2019.
O próximo encontro deve "abordar os princípios constitucionais ou os princípios básicos da Constituição", explicou Pedersen.
Este comitê, encarregado de revisar a Constituição de 2012, foi criado em setembro de 2019 e se reuniu pela primeira vez um mês depois.
Divergências importantes entre os principais protagonistas, além da pandemia, têm dificultado o ritmo das reuniões.
nl/vog/apo/es/eg/jc/ic