INTERNACIONAL

Confira a cronologia do caso Weinstein

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi sentenciado nesta quarta-feira a 23 anos de prisão por agressão sexual e estupro, após ser declarado culpado em 24 de fevereiro

AFP
11/03/2020 às 14:28.
Atualizado em 07/04/2022 às 08:09

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi sentenciado nesta quarta-feira a 23 anos de prisão por agressão sexual e estupro, após ser declarado culpado em 24 de fevereiro.

Essas são as principais datas do escândalo que deu origem ao movimento #MeToo, uma iniciativa que combate a violência contra a mulher.

O jornal New York Times publica uma grande investigação detalhando várias alegações de assédio sexual e agressão contra Weinstein ao longo de três décadas. As atrizes Ashley Judd e Rose McGowan são as acusadoras mais conhecidas.

O jornal revela que Weinstein chegou a acordos financeiros com pelo menos oito mulheres para guardarem silêncio sobre os abusos.

"Percebo que a maneira como me comportei com colegas no passado causou muita dor e lamento profundamente", disse Weinstein.

Seu advogado afirma que o ex-produtor "nega muitas das acusações, que são totalmente falsas".

O conselho de administração da produtora de filmes Weinstein Company, da qual o magnata controla com seu irmão Bob, é forçado a demiti-lo alguns dias depois.

A atriz e diretora de cinema italiana Asia Argento diz à revista The New Yorker que Weinstein a estuprou em 1997. Duas outras mulheres também o acusam de agressão sexual.

As atrizes Gwyneth Paltrow, Angelina Jolie e Rosanna Arquette se unem à lista de mulheres que denunciam Weinstein por assédio.

Uma porta-voz de Weinstein indica que o produtor nega todas as acusações de relações sexuais não consentidas.

O conselho da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, instituição que concede o Oscar, vota pela expulsão de Weinstein, cujos filmes ganharam dezenas de estatuetas ao longo dos anos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por