Estudantes conversam com Joacir Cury sobre a produção da Gazeta (Angela Furlan/Gazeta de Piracicaba)
Alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Dionetti Callegaro Miori (Pei/ensino Integral Dionetti), localizada no bairro Água Branca, conheceram no início do mês o processo de edição da Gazeta de Piracicaba. Os estudantes produzem o jornal Dopami News, "com as melhores notícias da semana".
Segundo as professora Graziela Correa Moreira, a visita possibilitou aos alunos compreender a importância do trabalho de jornalismo, a estrutura do local, como são construídas as notícias, reportagens, matérias de modo geral, e a publicação impressa e em mídias digitais.
Como exemplo ela citou a aluna Manuelle Victória Camargo de Almeida (1º C) que, além de ter se empenhado para construir as etapas do trabalho (desde as entrevistas até o texto do jornal escolar), se sentiu ainda mais motivada a seguir seu projeto.
"Foi extremamente informativo a visita a um lugar tão conhecido, porém pouco entendido pela polução que consome notícias diariamente. O papel de um jornalista é sobre tudo informar e alertar a população com notícias reais e verídicas. Toda a produção e estrutura jornalística trás um acréscimo positivo à vida de um estudante. Afinal, saber o funcionamento das coisas a sua volta em seu cotidiano é sempre bem-vindo", disse a estudante.
O jornal DopamiNews surgiu durante a disciplina de Língua Portuguesa, no primeiro bimestre do ano letivo de 2022, com as turmas da 2ª série (A e B), sob a responsabilidade da professora Anne Medeiros.
Na ocasião, foi realizada uma interação com a professora, também de Língua Portuguesa, Debora Fuzeta, que tratou de realizar a escolha do nome e a produção da arte gráfica para ser construída a estrutura padrão para as produções jornalísticas.
Com relação ao trabalho, a professora Anne realizou o estudo das habilidades relacionadas ao suporte textual, por meio dos gêneros notícia, reportagem, editorial, entrevistas etc., com o intuito de mostrar aos estudantes a função de cada um deles no discurso jornalístico.
Como forma de praticar a produção de texto, foi construído o projeto para os alunos realizarem entrevistas e, assim, produzir uma reportagem sobre os temas "O lixo escolar" (turma da 2º A) e "A importância da leitura no ambiente escolar".
Graziela e Anne contam que os alunos foram orientados a realizar entrevistas, sobre a estrutura de uma reportagem e sua função, com o objetivo de "apreender que a reportagem se constrói a partir de um problema, para discuti-lo e, assim, mostrar uma resolução. Dessa forma, eles compreenderam que este gênero, diferentemente da notícia, tem a função mais científica e aprofundada", frisaram.
No segundo bimestre, as professoras trabalharam gêneros jornalísticos com as turmas da 1ª série A, B e C. Do mesmo modo, foi direcionado o mesmo método didático-pedagógico para compreender o suporte textual e seus tipos.
A turma da 1ª série C trabalhou o tema "A diversidade religiosa no Brasil". Os estudantes realizaram entrevistas com alunos da escola, e estão construindo o texto, a partir dessas entrevistas, para ser publicado no DopamiNews.
"O trabalho se tornou interessante à medida que eles conseguem construir repertórios de várias opiniões sobre temas importantes, a fim de compreender a visão de cada um, e, a partir disso, desconstruir preconceitos, estereótipos e intolerâncias", ponderou Graziela.
Também estiveram conhecendo a Gazeta, neste mês, os alunos do professor Melquiades Borges de Almeida, de Língua Portuguesa - disciplina eletiva, da Escola Estadual Profº Manoel Dias de Almeida, de Saltinho. Um grupo de 18 alunos, entre 12 e 13 anos, está produzindo o Jornal Mural.
Assim como os alunos da escola professora Dionetti, eles foram recebidos pelos editores Joacir Cury e Angela Furlan, que falaram do dia a dia da redação, do trabalho dos jornalistas e da responsabilidade do profissional em informar corretamente os leitores diante de tantas fake news divulgadas nas redes digitais.
Os estudantes se interessaram muito também pelas fontes de notícia de um jornal impresso, questionando os editores sobre a pauta do dia a dia, espaços, manchete e outros temas. Eles ainda puderam acompanhar o trabalho de diagramação e formatação das páginas.
O professor Melquiades disse que o projeto Jornal Mural tem como foco a leitura e a escrita. Ele destacou a importância do contato dos alunos com profissionais de jornalismo. “Eles aprenderam os componentes de uma redação, como as notícias podem chegar rápido aos leitores, o processo de digitação e diagramação. O projeto visa um trabalho melhor da língua portuguesa, na área de esporte, cinema, saúde. Coisas que acontecem na escola e na comunidade”, explicou o professor. O projeto está entre as 20 eletivas da escola.