CAMPANHA

Contra a poliomielite

Dia 'D' vai acontecer neste sábado 917), das 8h às 16h. Meta é vacinar 95% do público-alvo em Piracicaba

Da Redação
correiopontocom@rac.com.br
16/10/2020 às 15:49.
Atualizado em 24/03/2022 às 10:40
Todas as crianças de um a cinco anos incompletos, que ainda não receberam a dose, devem ser imunizadas (Cesar Brustolin/ SMCS)

Todas as crianças de um a cinco anos incompletos, que ainda não receberam a dose, devem ser imunizadas (Cesar Brustolin/ SMCS)

Neste sábado (17), acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e da Multivacinação. Crianças de 1 ano até 5 anos incompletos, que ainda não receberam a dose, devem ser vacinadas contra a poliomielite nas unidades de saúde da rede pública de Piracicaba, das 8h às 16h. Já a multivacinação é para atualização da carteirinha de vacina de crianças e adolescentes com até 15 anos. Os atendimentos acontecem simultaneamente. As campanhas têm como objetivos reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, ampliar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal de crianças e jovens visando a eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis. As campanhas se estenderão até o dia 30 de outubro e a meta mínima da pólio é vacinar 95% do público-alvo (de um ano até cinco anos incompletos) de forma indiscriminada. "É de fundamental importância que as pessoas compareçam aos postos de saúde, com a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde", explicou Karina Correa Contiero, responsável pelo setor de imunização. Recadastramento Ainda neste sábado, as mesmas unidades de saúde estarão recadastrando os moradores das áreas de abrangência das UBSs e CRABs. Se a sua família ainda não foi recadastrada, aproveite a oportunidade e leve os documentos necessários para a atualização dos dados. Esta atitude é fundamental para que Piracicaba possa garantir atendimento SUS de qualidade em todos os postos de saúde de atenção primária, como o postinho do seu bairro. Para efetuar o recadastramento, é necessário um comprovante de residência, CPF, RG, Cartão do Posto e Cartão SUS. O preencimento dos dados é rápido e seguro. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é que todos os moradores das áreas de abrangência das 20 unidades existentes (11 UBSs e 9 CRABs) em Piracicaba estejam devidamente identificados e recadastrados até dezembro deste ano. De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Mello, com a nova regra de universalização do SUS, o repasse de recurso estará vinculado ao número de pessoas cadastrada no sistema. Por isso a necessidade de cadastrarmos toda a população da área de abrangência de cada unidade", explicou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por