INTERNACIONAL

Coronavírus: quadro varia de intensidade, mas tem sintomas básicos

Os sintomas da COVID-19 variam de um paciente para outro, mas são muito característicos deste vírus desconhecido pelo sistema imunológico e incluem cansaço, febre, tosse, dor de cabeça e, em alguns casos, problemas pulmonares graves

AFP
31/03/2020 às 12:28.
Atualizado em 31/03/2022 às 06:01

Os sintomas da COVID-19 variam de um paciente para outro, mas são muito característicos deste vírus desconhecido pelo sistema imunológico e incluem cansaço, febre, tosse, dor de cabeça e, em alguns casos, problemas pulmonares graves.

Uma das características da COVID-19 é seu caráter flutuante, destacam os médicos entrevistados pela AFP.

"Quando você está gripado, fica na cama durante vários dias e depois se sente melhor. Neste caso, os doentes podem se sentir melhor um dia e, no dia seguinte, voltam a estar mal. É muito surpreendente. Sou médica há 25 anos e nunca vi nada assim", afirma a clínica geral Marianne Pauti, que trabalha em Paris.

"Você tem a impressão de não ver luz no fim do túnel", comenta um profissional que atua com medicina do trabalho na capital francesa. Segundo ele, é importante que os pacientes sejam orientados para que descansem, mesmo quando têm a impressão de que estão se sentindo melhor.

Outro fator distintivo: a pessoa fica enferma de maneira progressiva, ao contrário da gripe, que se manifesta de maneira drástica.

Em geral, os sintomas duram duas semanas, ou mais, às vezes menos. E o agravamento pode acontecer depois.

A anosmia, ou perda do olfato, é um sintoma estabelecido recentemente.

Os médicos detectaram muitos casos de pessoas que apresentavam este sintoma sem ter o nariz congestionado.

"Pareceu estranho", disse à AFP o otorrinolaringologista Alain Corré, do Hospital Rothschild de Paris. Ao lado de seu colega Dominique Salmon, do hospital Hôtel Dieu, eles examinaram 60 pacientes com anosmia: 90% apresentaram resultado positivo para o novo coronavírus.

A perda de olfato parece ser um sintoma patognomônico, ou seja, que por si só permite estabelecer um diagnóstico.

"No atual contexto, se você tem anosmia sem congestão nasal é porque é positivo para COVID-19, não vale nem a pena passar pelo exame", afirma o doutor Corré.

Neste caso, a pessoa deve ficar em isolamento para não infectar outras, mas o sintoma em si não é grave.

O vírus SARS CoV-2 é atraído pelos nervos: quando penetra no nariz, em vez de atacar a mucosa como outros vírus, ataca o nervo olfativo e bloqueia as moléculas de odor, explica Corré. A princípio é uma condição local.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por