Mendes Thame

Corpo será sepultado no Cemitério da Saudade

Autoridades e amigos do ex-deputado e ex-prefeito falam sobre legado de Mendes Thame

Romualdo Cruz Filho
29/04/2022 às 07:39.
Atualizado em 29/04/2022 às 07:41

Velório de Mendes Thame, na Câmara, foi marcado por um profundo sentimento de perda (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Morreu na manhã desta quarta-feira (28) o ex-prefeito de Piracicaba e ex-deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame, aos 75 anos. Seu corpo está sendo velado desde a tarde de ontem na Câmara Municipal e o sepultamento será às 10h, no Cemitério da Saudade, com a saída do féretro às 9h30.

Ele estava com artrose de sistemas múltiplo e a causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória. Thame deixou a esposa, Nancy Ferruzzi Thame (ex-vereadora e atual secretária da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba (Sema), e a filha Sofia Ferruzzi Thame. O município decretou luto oficial de três dias.

Professor do Departamento de Economia e Sociologia da Esalq/USP, da Faculdade de Serviço Social de Piracicaba e do Colégio Luiz de Queiroz, agrônomo e advogado, Mendes Thame era piracicabano, nascido em 13 de junho de 1946. Sua trajetória política inclui um mandato como prefeito de Piracicaba (1993 - 1996) e sete mandatos com deputado federal por São Paulo. Foi um dos fundadores do PSDB.

Dentre suas funções estão: secretário de Recursos Hídricos (1993 e 1997), Saneamento e Obras do estado de São Paulo, durante os governos de Mário Covas e Geraldo Alckmin, entre 1999 e 2002, e o primeiro presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí (PCJ), em 1993, onde exerceu dois mandatos.

Como prefeito de Piracicaba, implantou os Clubins, que ofereciam atividades para crianças no contraturno escolar e atendiam mais de 5.000 crianças; ampliou o número de vagas para crianças nas escolas e asfaltou diversos bairros.

Dentre suas atividades parlamentares estão a participação da Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988), período em que esteve nos partidos PFL e PSDB. Foi autor do projeto que criou o Microempreendedor Individual (MEI) e autor da emenda que permitiu o aumento de etanol na gasolina, beneficiando o meio ambiente e setor sucroalcooleiro. 

Foi coordenador da Frente Parlamentar Mista Pró-Gás Natural; Presidente do Comitê Executivo, Capítulo Brasileiro, do Global Organization Of Parliamentarians Against Corruption (GOPAC), além de participar de diferentes comissões parlamentares.

Ainda no PSDB, cumpriu os mandatos nas gestões 1999 a 2003, 2003 a 2007, 2007 a 2011 e 2011 a 2015. Nas eleições de 2014, ficou como suplente pelo seu partido, e tomou posse em 3 de fevereiro de 2015. No mesmo ano, deixou o PSDB e ingressou ao Partido Verde (PV).

Para o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, uma marca importante da atuação de Mendes Thame foi a preocupação com o meio ambiente. "Ele foi precursor da agenda ambiental. Ter sido o primeiro presidente do Comitê PCJ mostra esse engajamento. Grande defensor do meio ambiente e grande prefeito", disse Luciano Almeida.

Câmara

A Câmara Municipal de Piracicaba divulga nota de pesar e condolências aos familiares e amigos de Antonio Carlos de Mendes Thame. O presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (PP), disse que a cidade perde uma referência. "Ele sempre foi uma pessoa pensativa, não respondia ao léu, sempre ponderava sobre o que poderiam impactar no futuro da cidade", destaca o parlamentar, lembrando ainda que Mendes Thame era presença marcante nas inúmeras audiências públicas realizadas na Câmara. 

Seguindo o Regimento Interno da Casa, a 13ª reunião ordinária será aberta às 19h30. Na sequência, o presidente da Câmara colocará em votação a suspensão da pauta da ordem do dia, em respeito ao luto.

A Câmara Municipal de Piracicaba fica na rua Alferes José Caetano, 834, Centro.

Velório 

O corpo de Antonio Carlos Mendes Thame está sendo velado no Salão Nobre Helly de Campos Melges, na Câmara Municipal, desde a tarde de ontem, onde foi recepcionado pela Guarda de Honra da Guarda Civil Municipal. A Câmara reabre hoje às 6h. A saída para o sepultamento em direção ao Cemitério da Saudade está marcada para as 9h30.

Depoimentos

Muitas pessoas lamentaram a morte de Mendes Thame. Bruno Antonio Schauff, presieente da Fealq, evidenciou seu vasto currículo e se solidarizou com os familiares. Segue abaixo algumas personalidades que também se lembraram com carinho do ex-prfeito e -ex-deputado Mendes Thame:

“Thame foi meu aluno no jardim de infância do Colégio Piracicabano, quando ele tinha entre 4 e 5 anos. Depois na adolescência, foi meu aluno de inglês no ginásio. Portanto, conheço o Thame há mais de 70 anos. Perco uma pessoa querida, de longas datas” - Cleia Manfrinato (professora aposentada).

“Thame era uma pessoa importante não só para Piracicaba, como para toda a região. Era um expoente político de projeção nacional. Ele trabalhou muito pela nossa cidade. Será difícil substituí-lo” - Angelo Frias Neto (empresário)

“Perdemos um grande ícone da política nacional. Thame era um orgulho para os piracicabanos e paulistas. Deixou um exemplo para os jovens, que têm nele uma referência de homem íntegro e dedicado, que fez política com muita sabedoria. Vai deixar saudades” - Rosângela Camolese (empresária)

“Para mim, Thame era tudo. Não existe político tão honesto e competente como ele. Nos conhecíamos há mais de 40 anos e acompanhei de perto seu trabalho. Era de uma idoneidade impressionante” - José Coral (Presidente do HFC)

Poucos políticos tiveram tanto respeito pela República como ele. Constituinte empenhado, deu tudo de si para o engrandecimento deste país. Coração generoso e amigo, Thame nunca faltou comigo, me dando suporte em todas as ocasiões” - Fausto Longo (deputado do parlamento italiano)

“Fui aluno do Thame. Sempre mantivemos uma convivência pacífica, pelo bem de Piracicaba. Uma relação de muito respeito. Sua morte foi uma grande perda para o país, porque ele era uma das grandes cabeças da política que tivemos” - Roberto Morais (deputado estadual)

"Neste momento de dor e pesar, manifesto meus sentimentos de condolências para a família e amigos de Mendes Thame. Desejo que mulher e filha encontrem em Deus o conforto necessário para superar esse momento tão difícil" - Alex de Madureira (deputado estadual)

“Mendes Thame, como era carinhosamente chamado, teve uma longa trajetória política. Meus sentimentos a todos os seus familiares, especialmente à esposa Nancy Thame e sua filha Sofia” - Professora Bebel (deputada estadual)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por